UBI organiza Festival U*NIGHT para divulgar a ciência em quatro cidades da região

A iniciativa vai dinamizar, ao longo de uma semana, vários espaços onde a comunidade tem oportunidade de conhecer ciência e contactar com investigadores.

A Universidade da Beira Interior (UBI) organiza mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI) com um Festival de Ciência, que vai dinamizar diversos espaços das cidades da Covilhã, Fundão, Guarda e Castelo Branco, com a participação de mais de cinquenta investigadores e 300 participantes. O Festival de Ciência U*NIGHT é uma oportunidade para que a comunidade da região – das crianças aos adultos – conheça de forma simples o papel da investigação na vida de todos os dias.

As atividades decorrem no âmbito do projeto U*NIGHT – The UNITA Researchers’Night, um projeto financiado pela União Europeia no âmbito da aliança UNITA e que visa organizar eventos públicos à escala europeia, mostrando a diversidade da ciência e o seu impacto na vida quotidiana dos cidadãos de forma divertida e inspiradora, desfazendo mitos e focando temas importantes da atualidade, como a inclusão e a sustentabilidade, as alterações climáticas, a cidadania europeia, o mundo digital e novas tecnologias, a saúde e a doença, entre outros.

“Este é um evento que coloca a UBI e a cidades participantes no mapa das localidades e instituições europeias que organizam e dinamizam atividades no âmbito da NEI, promovendo a investigação científica junto do público em geral”, salienta Sílvia Socorro, Vice-reitora da UBI para a Investigação, Inovação e Desenvolvimento.

“A UBI tem unidades de investigação onde se desenvolve trabalho de grande relevância e que merece ser partilhado nas mais diversas formas e em diferentes níveis. O Festival U*NIGHT faz parte dessa estratégia da UBI de maximizar a divulgação da investigação científica, aproximar a ciência dos cidadãos e contribuir para aumentar a literacia científica e o interesse por estes temas”, acrescenta, destacando o “conjunto de docentes e investigadores qualificado e muito motivado, e que, a par das suas inúmeras atividades, docência, investigação e gestão administrativa, ainda tem a dedicação e o empenho de connosco colaborar nestas iniciativas”.

Festival de Ciência U*NIGHT organizado pela UBI começa a 25 de setembro e prolonga-se até dia 29. De 25 a 29, entre as 15h00 e 19h00, o cais coberto da estação de comboios da Covilhã recebe a atividade “Artes no Cais”, que inclui uma exposição de projetos dos alunos das licenciaturas e mestrados em Arquitetura, Cinema Design Multimédia, Design Industrial e Design de Moda, sessões de cinema ao ar livre e várias experiências de luz e som. Ainda ligado a este espaço e no contexto ferroviário, decorrerá a iniciativa “Ciência a Bordo” onde alunos das escolas da região vão participar em atividades de divulgação da ciência, a decorrer em viagens de comboio Covilhã-Guarda-Covilhã e Covilhã-Castelo Branco-Covilhã.

De 26 a 29, entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00, estará patente na Galeria António Lopes uma “Mostra de Ciência e Tecnologia”, onde decorrerão inúmeras atividades práticas em colaboração com as licenciaturas e mestrados em Engenharia Eletromecânica, Engenharia Informática e Ciências do Desporto, explorando temas como a robótica móvel, realidade virtual, desporto e bem-estar, entre outras curiosidades de cultura geral.

No dia 29, pelas 17h00, o NATA Lisboa-Covilhã será o palco da “Maratona da Investigação”, um conjunto de conversas sobre temas científicos diversos e de interesse para o público em geral, abordados de forma informal e clarificadora pelos investigadores da UBI. Às 20h30, terá início a “Caminhada Científica”, rumo à Praça do Município, uma atividade que promete reunir associações socioculturais da Covilhã e as Unidades de Investigação da UBI, promovendo ao longo do percurso a interação entre os investigadores e a população e a discussão à volta de temas científicos que despertam a curiosidade e interesse do cidadão comum.

O encerramento das celebrações da NEI será pelas 21h30, com “A Ciência é um Espetáculo”, onde o humorista Carlos Vidal irá saudar todos os presentes com um espetáculo de stand-up comedy.