UBI promove curso e divulga cirurgia robótica

A Faculdade de Ciências da Saúde organizou a formação para médicos intitulada “Robotic Touch” e chamou a atenção para a importância de ter um equipamento na região.

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) promoveu a formação de 30 profissionais da área da cirurgia, na segunda edição do “Robotic Touch”.

O curso prático de introdução à Cirurgia Robótica, desenvolvido com o apoio da First Touch Academy e Excelência Robótica, foi uma atividade do CUBI – Centro de Simulação Cirúrgica da UBI e visou desenvolver competências cirúrgicas em médicos, para adquirirem competências que poderão vir a utilizar nos hospitais, no futuro.

Além de contribuir para a preparação dos profissionais, a iniciativa também serviu para destacar a importância de investir na cirurgia robótica para melhorar a qualidade do serviço prestado aos cidadãos.

O presidente da FCS-UBI, Miguel Castelo Branco, enfatiza que esta prática será cada vez mais utilizada no dia a dia e que a região precisa de desenvolver esforços para ter um equipamento à disposição das unidades de saúde hospitalares (Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira, Unidade Local de Saúde da Guarda, Unidade Local de Saúde de Castelo Branco e Centro Hospitalar Tondela-Viseu), e das instituições de ensino superior dos distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu, que integram o Centro Académico Clínico das Beiras (CACB).

Apesar de representar um investimento inicialmente elevado, o também responsável pelo CACB argumenta que este tipo de cirurgia apresenta um retorno garantido, pois otimiza os tempos cirúrgicos e reduz complicações nos pacientes nas situações em que for adequada.

“A aquisição dependerá sempre do enquadramento financeiro. O equipamento pode ter um custo inicial elevado, mas, como terá um grande aproveitamento, vale a pena fazer o investimento”, explica Miguel Castelo Branco, acrescentando: “A ideia é que o sistema possa ser utilizado num modelo misto, para tratamento nos vários hospitais, e incorporado nos planos de formação, como parte da estratégia do centro de formação do CUBI, que inclui outras áreas, apostando na valorização dos recursos humanos e na diferenciação profissional. Os treinos podem decorrer nas próprias unidades de saúde”.

O encerramento do curso, que teve a duração de quatro dias, teve lugar no dia 6 de abril, contando com a visita do Reitor da UBI, Mário Raposo, de autarcas e representantes de autarquias da região, bem como de Eduardo Anselmo de Castro, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

O curso decorreu no âmbito do CUBI, desenvolvido pela FCS-UBI, com o objetivo de aumentar a qualidade de formação dos seus alunos e profissionais de saúde na área cirúrgica.

“É uma aposta que estamos a fazer para darmos um contributo de formação no ensino pós-graduado, através do treino de várias técnicas de cirurgia, das áreas da laparoscopia e endoscopia, mediante simuladores que temos disponíveis no CUBI”, conclui Miguel Castelo-Branco.