UBI recebe conferência europeia dedicada à investigação sobre empreendedorismo

O evento visa explorar as múltiplas dinâmicas do empreendedorismo criativo e circular e conta com a presença de 80 investigadores oriundos de 15 países.

A 21.ª Conferência Europeia Interdisciplinar de Investigação sobre Empreendedorismo (IECER) está a acontecer na Universidade da Beira Interior (UBI). As instalações da incubadora UBImedical são o palco do evento que decorre entre os dias 25 e 27 de outubro.

Este ano, sob o lema “Do Empreendedorismo Criativo ao Empreendedorismo Circular: Uma Escadaria Inovadora para o Paraíso”, a conferência estabelece uma ponte entre o empreendedorismo criativo e circular.

A organização conta com os “Chairs” Mário Raposo, Reitor da UBI, e João Leitão, docente e investigador da UBI. A organização é da responsabilidade do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE) e conta com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O município da Covilhã e o New Hand Lab também recebem os investigadores que visitam a academia localizada na cidade universitária e empreendedora, da lã e da neve.

Com uma participação internacional significativa, a conferência recebe 80 investigadores oriundos de 15 países, congregando jovens e experientes investigadores que estudam temas sobre empreendedorismo.

O evento servirá como um fórum para a troca de ideias e conhecimentos, incentivando abordagens ecléticas e a fusão de diferentes áreas científicas, incluindo temas como Ambientes colaborativos e criativos para a inovação empreendedora; Bem-estar empreendedor; Empreendedores, famílias empreendedoras e empresas familiares; Empreendedorismo académico; Empreendedorismo agroalimentar; Empreendedorismo cultural e criativo; Empreendedorismo e região de aprendizagem; Empreendedorismo e resiliência; Empreendedorismo inclusivo; Empreendedorismo no sector do vinho; Empreendedorismo sustentável e circular; Financiamento empreendedor e alternativo; e Pensamento futuro e empreendedorismo.

A realização desta conferência visa explorar as múltiplas dinâmicas do empreendedorismo criativo e circular, destacando a importância de atividades tradicionais, artesanato, cultura, recursos naturais e capital intelectual das regiões, cidades e motores de conhecimento, tais como universidades, e sistemas de ciência e tecnologia nacionais e internacionais. Os sistemas de governança, ecossistemas empreendedores, inovadores e sustentáveis também são objeto de destaque, no sentido de criar um ambiente crítico e aberto ao desenvolvimento de novas ideias e estratégias empreendedoras e inovadoras.

conferência IECER 2023 tem a meta de fortalecer a capacidade de inovação das nações, regiões, empresas estabelecidas, start-ups e empreendedores, contribuindo para a transformação da criatividade em novas abordagens circulares orientadas para a eficiência, a flexibilidade, a produtividade e o desenvolvimento sustentável.

Esta conferência pauta-se por oferecer uma atmosfera enriquecedora plena de aprendizagem, proximidade, discussão crítica e colaboração, impulsionando a área de trabalho do empreendedorismo para níveis de excelência, ao nível do conhecimento científico e da investigação multidisciplinar. A 22.ª edição da IECER será acolhida em 2024 pelo Management Center Innsbruck (MCI), na Áustria.