UBI reforça laços com parceiros da UNITA através de novos projetos

Estão aprovados sete novos projetos financiados pela Universidade de Turim para estimular a colaboração internacional.

O Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (CICS-UBI) colabora num estudo sobre o desenvolvimento de estratégias para avaliar e melhorar a qualidade do chá, com a participação de diversos parceiros internacionais.

O projeto, intitulado “Strategies for assessing and improving the quality of tea”, é liderado pela Universidade de Turim (Department of Drug Science and Tehcnology), tendo sido recentemente aprovado no âmbito do concurso “Grant for Internationalization”, o qual faz parte da estratégia da instituição italiana de aumentar a sua dimensão internacional e atratividade, através do desenvolvimento e reforço das redes de ensino e investigação, envolvendo pelo menos um parceiro académico internacional e, preferencialmente, um membro da aliança UNITA, na qual a UBI é membro fundador.

A escolha recaiu no CICS-UBI, que contribuirá com uma equipa composta por Ana Palmeira de Oliveira, Joana Rolo, Ana Sofia Oliveira e Cátia Caetano.

Fazem ainda parte do projeto unidades de investigação de outras instituições de ensino superior, nomeadamente a Nagaland University (India), West Bengali University (India), Universidade NOVA de Lisboa e Instituto Politécnico de Bragança.

No mesmo âmbito da “Grant for Internationalization”, foi também financiado o projeto relacionado com tratamento de doenças da pele intitulado “Achillea erba-rotta subsp. moschata (Wulfen) I.Richardson: an alpineendemism for the treatment of skin disorders”. Tem como investigadoras responsáveis na Universidade de Turim Arianna Marengo e Patrizia Rubiolo. Da equipa da UBI fazem parte Ana Paula Duarte, Sílvia Socorro, Ângelo Luís, Lara Fonseca e Mariana Feijó.

Na sequência da iniciativa “Matching Events for Research”, organizada pela mesma Universidade italiana no ano passado, foram selecionados para financiamento cinco projetos. Um dos projetos é na área da informática e imagem médica intitulado “Interpretable Medical Imaging Classification using Diffusion Models”, sendo liderado por João Neves, docente do Departamento de Informática da UBI, e que conta com a colaboração de Attilio Fiandrotti da Universidade de Turim.  A investigadora do CICS-UBI, Ana Clara Cristóvão, é responsável pelos outros quatro projetos neste mesmo âmbito: “Evaluation of the impact in the olfactory system of a new therapeutic molecule under development for Parkinson’s disease” (Serena Bovetti); “Development of new NLRP3 inflammasome inhibitor for Parkinson Disease therapy” (Elisabetta Marini); “New strategy to prevent the progression of neurodegeneration occurring in Alzheimer’s Disease” (Serena Stanga); e “New strategy to prevent the progression of neurodegeneration occurring in amyothrophic lateral sclerosis.” (Marina Boido).

Esta colaboração e ligação entre a Universidade de Turim e a UBI tem permitido a atribuição de bolsas de investigação pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com orientação na UBI e coorientação de Turim, e receber alunos para a realização de estudos relacionados com as suas teses de mestrado e investigadores doutorados na UBI.