Universidade de Inverno STEAM 2024 em abril

As inscrições estão disponíveis até 20 de março e destinam-se a estudantes do 3.º ciclo do Ensino Básico. Há 45 vagas na edição de 2024.

A Universidade de Inverno STEAM 2024 regressa em abril, com um renovado programa, repleto de descobertas científicas e experiências lúdicas na Universidade da Beira Interior (UBI) e na Covilhã. A atividade destina-se a estudantes do 3.º ciclo do Ensino Básico e acontece entre os dias 3 e 5 de abril, a segunda semana das férias escolares da Páscoa.

As inscrições para as 45 vagas disponíveis estão abertas até 20 de março, a partir da página da UBI.

Trata-se de uma oportunidade única de conhecer as faculdades da UBI e participar em inúmeras atividades e projetos de investigação em áreas científicas tão diversificadas como as STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, complementadas com as humanidades ou o desporto.

O programa pretende estimular a paixão pela ciência, ao mesmo tempo que cria a oportunidade de experimentar o ambiente académico universitário.

Além dos programas das faculdades da UBI, está prevista a realização do Curso Suporte Básico de Vida, visitas à Serra da Estrela – Ice Arena e à Torre, o ponto mais alto de Portugal Continental –, entre outras atividades, como aprender com jogos tradicionais, conhecer a cultura, a gastronomia e os espaços verdes e de lazer.

A Universidade de Inverno STEAM 2024 é financiada por um Projeto designado UBImpulso, Green and sustainable growth in a digital world, onde se insere o Programa Impulso Jovens STEAM, que visa promover e apoiar iniciativas orientadas exclusivamente para aumentar a graduação superior de jovens em áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática (STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), em articulação com as necessidades que emergem nos mercados de trabalho.