A Universidade da Beira Interior (UBI) premiou 11 estudantes com as Bolsas para Públicos Específicos referentes ao ano letivo 2024/2025, que visam a mitigação das desigualdades de género nos cursos de licenciatura e mestrado integrado das áreas STEAM e a valorização dos estudantes que exercem atividades de voluntariado de emergência. Todas estas bolsas têm o valor da propina anual e são um dos vários incentivos oferecidos pela UBI para o ingresso em cursos das áreas das ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática.
No presente ano letivo, as Bolsas para Públicos Específicos – Desigualdade de Género destinaram-se a estudantes do sexo feminino dos cursos de licenciatura em Física e Aplicações, Engenharia Informática, Informática Web, Móvel e na Nuvem, Engenharia Eletromecânica, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Mecânica Computacional, Engenharia Aeronáutica e a estudantes do sexo masculino do curso de licenciatura em Design de Moda e do mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, tendo sido atribuído um total de nove bolsas. Além destas, foram ainda entregues duas Bolsas para Públicos Específicos – Voluntariado de Emergência a estudantes de cursos STEAM.
Os premiados foram recebidos na Reitoria da UBI, no dia 13 de março, numa cerimónia que contou com a presença da Vice-Reitora para a Qualidade, Responsabilidade Social e Ação Social, Amélia Augusto, do Pró-Reitor para o Acompanhamento de Projetos Estratégicos e Institucionais, João Lanzinha, do Pró-Reitor para a Universidade Digital, Pedro Inácio, e da Administradora da UBI, Ana Martinho.
No ano letivo 2025/2026, o projeto UBImpulso Jovens STEAM vai voltar a atribuir bolsas a estudantes que frequentem um curso de licenciatura ou mestrado integrado das áreas STEAM que seja ocupado, maioritariamente, por estudantes do sexo oposto, e a estudantes que comprovem o exercício de atividades de voluntariado de emergência, resultando num total de 25 bolsas.
Além destes apoios, a UBI vai ainda disponibilizar 120 Bolsas de Incentivo UBI STEAM que serão distribuídas por 24 cursos de licenciatura e mestrado integrado, resultando num total de cinco bolsas por curso. São elegíveis para candidatura os estudantes que venham a ingressar nos cursos em causa e que coloquem a UBI em 1.ª opção no próximo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.
A atribuição das Bolsas para Públicos Específicos é uma ação prevista no âmbito do programa UBImpulso Jovens STEAM, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ao abrigo do mecanismo NextGenerationEU da União Europeia. A sua atribuição é da competência partilhada da Vice-Reitoria para a Qualidade, Responsabilidade Social e Ação Social e da Pró-Reitoria para o Acompanhamento de Projetos Estratégicos e Institucionais da UBI, sendo que, desde o início do projeto, já foram entregues 25 bolsas desta tipologia.