Jorge Reis Silva foi reconduzido como Diretor de Investigação e Desenvolvimento da Associação Internacional de Comunicações e Eletrónica das Forças Armadas (AFCEA Portugal). O docente do Departamento de Ciências Aeroespaciais da Universidade da Beira Interior (DCA-UBI) mantém-se, desta forma, na direção do organismo presidido pelo Contra-Almirante Mário Durão, durante o mandato para o triénio 2025-2028.
Jorge Reis Silva, além do contributo que tem dado ao nível do ensino e investigação na área da aeronáutica, tem tido um papel ativo no Clube de Estudantes da AFCEA da Covilhã, de que é exemplo o trabalho como Faculty Advisor.
Licenciado em Engenharia de Sistemas Marítimos de Electrotecnia e Telecomunicações (Escola Superior Náutica Infante D. Henrique), mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas (Instituto Superior Técnico) e doutorado em Transportes (Instituto Superior Técnico), as áreas da sua atividade científica são os Transportes em geral – em particular o Transporte Aéreo –, e a Investigação Operacional.
A Tomada de posse teve lugar a 12 de novembro de 2025, na Associação Industrial Portuguesa (AIP), em Lisboa.
A AFCEA Portugal surge em 1987, sendo o capítulo nacional da AFCEA Internacional, que tem sede nos Estados Unidos. A organização sem fins lucrativos foi fundada em 1946, com o propósito de constituir um fórum privilegiado de encontro e debate entre as Forças Armadas, a Indústria e os Órgãos de Investigação e Desenvolvimento, e está intimamente ligada à área da Defesa.
Descreve-se como um fórum ético e de colaboração entre militares, entidades governamentais, comunidades académicas e a indústria, alinhando as soluções tecnológicas que desenvolvem com as necessidades efetivas das entidades que servem. Tem como lema “Connecting People, Ideas and Solutions globally”.
























