Ex-aluno da UBI é o presidente da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde

d.r.
Gustavo Norte foi eleito presidente da Sociedade, que tem na liderança do Conselho Fiscal Miguel Castelo-Branco e o docente da FCS Pedro Lito como secretário da direção.

O antigo aluno de Medicina da Universidade da Beira Interior (UBI), Gustavo Norte, foi eleito presidente da SPSim – Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde. Da direção, eleita para o biénio 2023-2024, faz parte também Pedro Lito, docente da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da UBI, com a função de secretário.

O presidente da FCS-UBI, Miguel Castelo-Branco, que já liderou a organização, integra os órgãos sociais da SPSim, como presidente do Conselho Fiscal.

A SPSim tem como objetivo impulsionar, difundir, desenvolver e promover a investigação e o ensino nas ciências da saúde com recurso a simulação, através da dinamização de atividades de divulgação científica e de apoio à aplicação desta prática formativa.

A UBI tem tido um papel ativo na SPSim, tendo sido uma das impulsionadoras da sua criação. O recurso à simulação na formação dos alunos é uma das componentes do modelo pedagógico inovador implementado no Mestrado Integrado em Medicina da FCS-UBI.

Desta estratégia faz parte o LaC – Laboratório de Competências, que privilegia a simulação, nos seus diferentes níveis, como metodologia de ensino e aprendizagem que cria a ponte entre o ensino pré-clínico e a prática profissional.

Gustavo Nobre. Foto: d.r.