Seis trabalhos da UBI nomeados para os Prémios Sophia Estudante 2023

Cinco filmes e um cartaz competem pelos prémios atribuídos pela Academia Portuguesa de Cinema.

A Universidade da Beira Interior (UBI) tem cinco filmes e um cartaz nomeados para os Prémios Sophia Estudante 2023, uma iniciativa da Academia Portuguesa de Cinema. Das seis categorias do concurso, há trabalhos de alunos da UBI a competir em cinco: Melhor Curta-Metragem de Animação, Melhor Curta-Metragem Experimental, Melhor Curta-Metragem de Ficção, Melhor Cartaz e Melhor Curta-Metragem Mestrado e Doutoramento.

O filme “Morpheus”, realizado por Tomás Sousa e por Diogo Rodrigues foi nomeado para Melhor Curta-Metragem de Animação. Este filme resulta de um trabalho conjunto dos alunos dos 1.º ciclos em Cinema e Design Multimédia, que no ano letivo 2021/22 tiveram as unidades curriculares (UC) de Laboratório de Realização (2.º ano em Cinema) e Desenho Digital I (2.º ano em Design Multimédia). Estas UC’s funcionaram de forma articulada, com vista à realização e produção de filmes de animação.

Para Melhor Cartaz a UBI tem nomeado “A metade animal”, com design de Ana Sofia de Sousa Pereira, David Jorge Silvano Correia, Emanuele Souza Inácio, Maria Teresa Pinheiro Coelho Magalhães e Micaela Laura Benedito. Trata-se do cartaz do filme realizado pela Maria Teresa Magalhães no âmbito das U’Cs de Laboratório de Realização e Desenho Digital I.

“O tempo escreve a vermelho”, de Patrícia Fernandes, realizado no âmbito de Projeto de Cinema II, do 1.º Ciclo em Cinema, foi nomeado para a categoria de Melhor Curta-Experimental.

Em ‘Melhor Ficção’ estão nomeados dois filmes de Henrique Linhales Rangel, “O Tempo e a Vontade de ficar”, realizado no âmbito de Projeto de Cinema II e “Uma Balada de Amor, Ganância e Vingança”, Projeto Final de conclusão do 1.º Ciclo em Cinema.

Na categoria de Melhor Curta-Metragem Mestrado e Doutoramento está nomeado o filme ’O Que Ainda Não Tem Nome’, de Cybelle Mendes, filme de conclusão do 2.º Ciclo em Cinema.

A 9.ª edição dos Prémios Sophia Estudante realiza-se entre os dias 2 a 5 de março, em Albufeira, no Auditório Municipal de Albufeira e Galeria Municipal João Bailote.

Como habitualmente, conta com uma programação preenchida com workshops, mesas redondas, exposição de cartazes e sessões de visionamento de curtas.
Os prémios são entregues no dia 5, pelas 15h00.

Mais informação
Anúncio de Nomeados Sophia Estudante 2023