No ano de 2015, havia uma “necessidade de mudança de vida e acima de tudo uma oportunidade de mercado” para Jorge Pessoa e Hugo Nobre, os dois empreendedores convidados para a palestra.
Juntamente com a mulher, Jorge Pessoa criou o Natura Glamping sem ter conhecimentos básicos de gestão hoteleira. “Não tínhamos experiência, portanto foi um desafio”, disse o empresário. Jorge Pessoa percebeu que o turismo iria crescer em Portugal, especialmente o turismo de natureza. Por isso, a ideia foi oferecer acampamento “com glamour e conforto”, o que na época foi uma novidade no mercado português. “Quando nós tentamos montar o Natura Glamping foi preciso muita ginástica mental para nos aprovarem o projeto, pois ninguém acreditava”, enfatizou o empresário.
Acreditar foi, aliás, um dos principais conselhos de Jorge Pessoa: “acreditem sempre naquilo que querem fazer se duvidarem é o primeiro passo para correr mal, não ponham entraves, temos de vender o nosso produto aos outros, mas principalmente a nós próprios”.
Acreditar que no interior é possível foi o motor para Hugo Nobre, o segundo convidado, avançar para o lançamento da WD Retail, uma empresa de serviços e produção direcionada para o design de produto, soluções de merchandising e trade marketing.
Aos 30 anos, Hugo Nobre voltou à Universidade para tirar a licenciatura e mestrado em Marketing. Voltou a estudar por perceber que havia um conjunto de oportunidades à sua espera, mas tinha de estar preparado , explica o fundador da WD Retail. A empresa foi criada em 2015 quando Hugo e mais dois amigos abandonaram os seus empregos para criarem um negócio. Quando criaram a empresa, “nenhuma banco nos abria a porta, mas houve uma entidade bancária que acreditou em nós”- diz Hugo Nobre.
O empresário falou dos desafios que, ele e os sócios precisaram de ultrapassar para ter sucesso. Um deles foi o facto de estarem na Covilhã, interior do país, que parecia um entrave para chegar longe, mas o empreendedor afirma que a Covilhã não está longe de nada. O seu maior cliente é holandês, por isso, considera estar numa localização estratégica e vantajosa para a empresa.
Apesar de ter sido um desafio, a pandemia COVID 19 acabou por ter um impacto positivo nos negócios de Hugo e Jorge.
No caso do Natura Glamping “as pessoas refugiaram-se na natureza, nos espaços verdes” por isso a empresa ficou a ganhar pela aposta “no interior e na autenticidade”.
Já para a WD Retail, a pandemia trouxe novas possibilidades de parcerias e negócio, como o desenvolvimento de viseiras que acabaram por se revelar muito úteis a nível hospitalar, “A pandemia foi uma oportunidade”, reiterou Hugo Nobre.
A mesa redonda realizada para os alunos de Gestão é de “elevada importância”, pois são pessoas com experiência que “podem ajudar os jovens a começar”, disse Matilde Pais, aluna do segundo ano do curso de Gestão. Para Duarte Pereira, presidente do Núcleo de Gestão, o que falta à licenciatura é mostrar que não se aprende a teoria em vão e que as aprendizagens se aplicam ao mundo empresarial. Acrescentou ainda que através das experiências de empresários como Jorge Pessoa e Hugo Nobre se consegue aprender melhor.