Aliança UNITA promove concurso para premiar talento de doutorandos

As candidaturas estão abertas até 30 de outubro, para um concurso que premiará três vencedores com um prémio de 5.000 €.

Estão abertas as candidaturas para o UNITA PhD International Talent Challenge 2023/2024, um concurso de talentos organizado no âmbito do Projeto Re-UNITA – Research for UNITA, destinado aos estudantes dos cursos de Doutoramento das Universidades parceiras no Projeto (Universidade da Beira Interior, UNITO, UNIZAR, UPPA, USMB e UVT).

O concurso de talentos envolve a apresentação de propostas para desafios societais identificados nas áreas científicas de Economia Circular, Herança Cultural e Energias Renováveis – as três áreas-chave do Re-UNITA. A proposta dos desafios a concurso envolveu diversos stakeholders locais (empreendedores e companhias privadas) de cada um dos territórios onde estão sediadas as Universidades Re-UNITA, os quais foram convidados a participar em workshops nas Universidades com o propósito de identificar diferentes desafios à escala global nas suas áreas de atuação, e que atualmente são vistos como obstáculos ao desenvolvimento sustentável das regiões.

Os desafios destacados pelos stakeholders foram posteriormente analisados por Júris Internacionais, compostos por Professores e Investigadores de cada uma das Universidades, e para cada uma das áreas científicas (Economia Circular, Herança Cultural e Energias Renováveis) foi lançado um desafio a concurso, entre os mais votados pelo júri.

Com inscrições abertas desde o dia 10 de julho, o UNITA PhD International Talent Challenge destina-se a todos os estudantes de Doutoramento das Universidades parceiras, que poderão concorrer em equipas locais de dois a cinco elementos (as equipas podem ser multidisciplinares), selecionando o desafio associado a cada uma das três áreas científicas a concurso, desenvolvendo e apresentando uma proposta inovadora ao desafio escolhido.

Ao final, serão atribuídos três prémios no valor de 5.000 € cada, sendo um prémio para a equipa que mais se destacar em cada área científica.

As inscrições das equipas podem ser realizadas até 30 de outubro, através do preenchimento do formulário online.

Regulamento do Concurso
Outras questões poderão ser remetidas para o endereço eletrónico unita@ubi.pt