Alunos apresentam trabalhos no âmbito do projeto EINSTUDIO

A reunião de balanço do projeto teve lugar na Universidade de Alicante.

A Universidade da Beira Interior (UBI) participou em mais uma reunião de balanço do projeto europeu “EINSTUDIO – European Interactive Industrial Design Studio”, que se destina a melhorar as competências e aprendizagem dos alunos da área de Design Industrial.

A quinta reunião transnacional foi preenchida com a avaliação final da segunda fase de implementação do VID Studio, em regime online, com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas equipas de estudantes das instituições participantes do projeto – UBI, Universidade de Gazi (GU), da Turquia, e Universidade de Alicante (UA), de Espanha, e a partilha de testemunhos dos alunos presentes sobre a participação no projeto EINSTUDIO.

A UBI esteve representada pelos docentes da Faculdade de Artes e LetrasJoana CasteleiroJúlio LondrimAna Margarida Ferreira e, ainda, Ana Nave (Gabinete de Apoio à Investigação, Inovação e Desenvolvimento), na reunião que decorreu na Universidade de Alicante (Espanha), nos dias 25 e 26 de janeiro.

De modo simultâneo, em Portugal, Espanha e Turquia decorreu a inauguração da exposição dos protótipos e painéis dos projetos desenvolvidos pelos 11 grupos internacionais de estudantes das três Universidades.

Os projetos centraram-se no desenvolvimento do design de produtos industriais, onde questões como usabilidade, identidade, portabilidade, funcionalidade mecânica e viabilidade construtiva foram aprofundadas através da avaliação e discussão crítica entre alunos e Professores das Unidades Curriculares de “Industrial Design 5” (GU e UBI) e “Mechanic Robotics” (UA).

Foi desenvolvido por cada grupo internacional de estudantes um conjunto de sete objetos que tiveram de dar resposta às necessidades de 5 temas específicos: dispositivos médicos para postos de emergência; objetos utilitários domésticos para abrigos humanitários de emergência; artigos de escritório para espaços portáteis e modulares de coworking; kit de sobrevivência para apoio a investigação científica em áreas geográficas remotas e um kit de equipamento para ecoturistas de hotéis modulares localizados em zonas naturais remotas.

O projeto “EINSTUDIO – European Interactive Industrial Design Studio” é financiado pelo programa Erasmus+, KA2 – Cooperation for Partnerships for adult education, (2021-1-TR01-KA220-HED-000030439). Além da UBI o consórcio é composto por universidades e empresas: Universidade de Gazi (Turquia), Universidade de Alicante (Espanha), StoryTellme (Portugal) e ISOB (Alemanha).