Alunos carenciados vão ter vagas específicas na UBI

A medida abrange os cursos de Licenciatura ou Mestrado Integrado, no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior deste ano.

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai reservar vagas especiais para candidatos carenciados, no próximo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES). Esta decisão faz parte da estratégia da UBI de criar oportunidades de formação para toda a população, neste caso para os estudantes provenientes de famílias com menores recursos financeiros.

A medida resulta da adesão da academia ao projeto-piloto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), que arranca no Concurso de 2023, e que prevê a criação de um contingente prioritário de estudantes carenciados economicamente. Assim, 2% de vagas para cada ciclo de estudos destina-se a candidatos beneficiários de escalão A de Ação Social Escolar, no Ensino Secundário. Na UBI, abrange todos os 36 cursos de 1.º Ciclo ou Mestrado Integrado disponíveis para o CNAES, cuja 1.ª Fase decorre entre julho e agosto desde ano.

O Reitor da UBI, Mário Raposo, salienta que a participação no projeto-piloto “permite disponibilizar aos candidatos mais um instrumento de acesso à UBI, ajustado ao seu perfil socioeconómico”, justificando que “as dificuldades financeiras das famílias portuguesas dissuadem muitos jovens de prosseguir a sua formação, após o Ensino Secundário, apesar das suas capacidades”.

Convicto de que a medida vai servir como incentivo para que mais pessoas continuem a estudar, Mário Raposo quer, desta forma, que a academia “ubiana” continue a contribuir para o aumento da qualificação dos portugueses.

“Com esta opção, combinada com os apoios sociais que criamos na UBI, com o investimento nas residências universitárias, e por nos situarmos numa região com custos de vida mais acessíveis, queremos ajudar a ter um Ensino Superior mais justo, equitativo e promotor da mobilidade social”, conclui.