Antigos alunos da Faculdade de Artes e Letras voltam à universidade

O palco foi a entrada do bar do polo principal da Universidade da Beira Interior (UBI) e os protagonistas foram os antigos alunos. A “Alumni Talks” da Faculdade de Artes e Letras teve lugar no dia 8 de novembro de 2023 pelas 17h.

Numa sessão de depoimentos e de experiências, o debate foi moderado por Aline Grupillo, estudante do doutoramento em Ciências da Comunicação, na UBI. Os convidados foram Telmo Roque (Design Industrial), João Morgado (Ciências da Comunicação) e Tatiana Santos (Design de Moda).

Este é um projeto fruto de uma coolaboração entre a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) e a Associação de Antigos Alunos da Universidade da Beira Interior (AUBI).

Segundo Camila Torgal, estas sessões foram criadas de “forma a combater um grande corte a nível de comunicação e contacto entre os antigos alunos e os atuais alunos”. A atual coordenadora da secção pedagógica da AAUBI acrescenta ainda que o objetivo é “criar um espaço descontraído, de conversa informal e de passagens de testemunhos onde os alunos não têm de estar confinados a um auditório”.

O alumni de Design Industrial recorda que este tipo de iniciativas “eram algo muito valioso enquanto fui aluno, constituindo uma janela muito importante para o mundo do trabalho”. “Sair do túnel académico e ver o que resulta fora da universidade era a principal coisa que procurava”, acrescenta Telmo.

Havendo uma edição em cada uma das cinco faculdades, a Faculdade de Ciências da Saúde foi a primeira a receber a iniciativa no dia 30 de outubro. As próximas datas serão o dia 21 (Faculdade de Ciências), 22 (Faculdade de Engenharia) e 27 (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) de novembro.