Artes e Letras em festa todo o dia

O Núcleo de Ciências da Cultura organizou um evento cultural no dia 22 de março, “O que faz FALta é animar a malta”, em parceria com os núcleos de Cinema, Ciências da Comunicação, Design de Moda e Design Multimédia. Para animar a malta, o dia foi cheio de exposições, palestras, entrevistas e barraquinhas. Com o objetivo de passar mensagem de que todos os cursos têm algo a mostrar, este evento teve lugar na Faculdade de Artes e Letras.
“Criar uma ligação entre os diversos núcleos para que eles pudessem promover aquilo que fazem durante três anos” é o principal objetivo do evento, como diz Diana Santos, Presidente do Núcleo de Ciências da Cultura. Esta ideia surgiu “da vontade de fazer algo diferente”, acrescenta a presidente.
Segundo Martim Cunha, vice-presidente do Núcleo de Cinema, o grupo de estudantes do qual faz parte aproveitou este evento para celebrar os 20 anos do núcleo. Para este evento, expuseram “vinte curtas de vinte ex-alunos da UBI”. Esta iniciativa foi também uma forma de “tentar reativar um núcleo que tem estado pouco ativo aos olhos dos estudantes, e esta foi uma forma de mostrar que estamos presentes”, acrescenta Martim.
O evento contou ainda com as atuações de João Cardoso e da EPABI na parte da manhã, e da Desertuna e da Fanfarra 4XX pela tarde. Foi ainda possível assistir a palestras por André Barata (Presidente da Faculdade de Artes e Letras), David Geraldes (Diretor do Curso de Ciências da Cultura), Gabriel Magalhães (Docente), Rui Pires (ASTA), Francisco Pais (CISMA) e ainda uma entrevista a Catarina Camacho, conduzida pelo jornalista e professor José António Pereira.