As Moçoilas celebram “V Sília Hermínia”

O Auditório da Sessões Solenes recebeu no sábado, dia 3, a quinta edição da Sília Hermínia. O evento foi organizado pela Tuna Feminina da Universidade da Beira Interior, As Moçoilas, e estendeu-se até domingo.

Antes do evento noturno, às 15H, as tunas presentes fizeram o “Passa Calles” cantando pelas ruas da cidade as suas músicas. A noite de música no Auditório começou com a atuação da Cantuna, Tuna Feminina da Escola Superior De Educação do Porto. O ponto alto da atuação foi o tema “vestido azul”.

A festa seguiu-se com a TUBA, Tuna Universitária de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. As músicas de destaque da tuna da capital foram “Madalena” e “Traçadinho”. Fundada a 1995, a Copituna D’Oppidana, Tuna Académica do Instituto Politécnico da Guarda, encerrou a noite de convidados.

As anfitriãs, As Moçoilas, fecharam o evento com atuação de canções populares. A mais antiga tuna feminina de Portugal, que caminha para o seu 34º aniversário no próximo dia 12 de junho, chamou ao palco algumas das caras que outrora fizeram parte da tuna. Foram ainda entregues prémios às tunas convidadas pela performance das mesmas no Passa Calles durante o dia. O evento foi terminado no domingo com um almoço de convívio.