Best Paper para artigo de docentes da UBI em conferência internacional

O trabalho sobre turismo termal teve o contributo das docentes Helena Alves e Cristina Estêvão.

Helena Alves e Cristina Estêvão, docentes do Departamento de Gestão e Economia da Universidade da Beira Interior e investigadoras do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE), ganharam o prémio de Best Paper na ICMarkTech’23 – The 2023 International Conference on Marketing and Technologies com o artigo em coautoria “Which are the factors that limit the tourism experience in Portuguese thermal hotels? An exploration using UGC”.

O artigo, da autoria de Ana María Campón-Cerro (docente da Universidad de Extremadura e também investigadora do NECE-UBI), Helena Alves, Cristina Estêvão e Elena Sánchez-Vargas (docente da Universidad de Extremadura), centra-se na análise dos fatores que limitam a experiência turística nos hotéis termais portugueses, através da utilização de avaliações estabelecidas pelos utilizadores destas instalações. A partir da análise dos comentários negativos registados, os resultados mostram que a experiência do hotel termal é limitada, principalmente, por elementos relacionados com a dimensão escapista da experiência proposta por Pine e Gilmore (1998, 1999), embora a dimensão da aprendizagem seja a que tem sido menos valorizada negativamente.

Para as autoras, o termalismo é uma atividade que está a evoluir devido à pressão de um turista cada vez mais exigente. É, portanto, necessário compreender esta procura, enquanto as acomodações termais tentam modernizar as suas instalações e serviços para se adaptarem, devido à pressão do aumento da concorrência. Este crescente interesse pelo turismo de bem-estar está a transformar a oferta de produtos e serviços, sendo, por isso, fundamental analisar a experiência turística, com os conteúdos gerados pelos utilizadores (UGC) nos media sociais online, para manter, de forma sustentável, a satisfação e fidelização do cliente.

ICMarkTech’23 teve lugar em Praga, capital da República Checa, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, na Faculty of Economics and Management (FEM), Czech University of Life Sciences Prague (CZU).