Comemorações dos 50 anos de Ensino Superior na Abertura do Ano Académico da UBI

As homenagens a um dos membros da comissão instaladora do Instituto Politécnico da Covilhã e ao aluno número 1 fazem parte do programa da sessão agendada para 26 de outubro.

O início das Comemorações dos 50 anos de Ensino Superior na Covilhã é um dos pontos altos da cerimónia deste ano da Abertura do Ano Académico 2023.2024 da Universidade da Beira Interior (UBI).

Nesse âmbito, estão previstas duas distinções, uma ao primeiro aluno inscrito no Ensino Superior na Beira Interior e a outra ao membro da Comissão Instaladora do Instituto Politécnico da Covilhã (IPC), José Esteves Correia Pinheiro.

Estas homenagens assinalam a passagem de meio século sobre a publicação em Diário da República, Decreto-Lei n.º 402/73, de 11 de agosto, que dava origem a alterações na rede de Ensino Superior em Portugal, entre as quais, a criação do IPC, que abriria portas no ano seguinte. Esta escola foi reconvertida, em 1979, no Instituto Universitário da Beira Interior e, em 1986, na UBI.

Além destas homenagens, a sessão solene inclui a Oração de Sapiência subordinada ao tema “Uma Visão da Inteligência Artificial”, que será proferida pelo Professor Doutor Luís Filipe Barbosa de Almeida Alexandre, Professor Catedrático do Departamento de informática, da Faculdade de Engenharia da UBI.

A Abertura do Ano Académico inclui ainda o Cortejo Académico, a partir da Capela de S. Martinho, as intervenções do Reitor da UBI, Mário Raposo, presidente da Associação Académica, Pedro Jacinto, e do presidente do Conselho Geral, Hugo Carvalho. Do programa faz parte ainda a entrega do Prémio +UBI, programa de excelência para colocados no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

A Abertura do Ano Académico 2023.2024 está agendada para o Polo I (Anfiteatro das Sessões Solenes), no dia 26 de outubro (quinta-feira), a partir das 14h30.