Comité Paralímpico de Portugal atribui Menção Honrosa a aluna de doutoramento

Tânia Mira, de Ciências do Desporto, viu o seu trabalho reconhecido pelo Prémio Ciência & Investigação do Desporto Paralímpico – Allianz 2023.

A estudante do Doutoramento em Ciências do Desporto, Tânia Mira, foi distinguida com uma Menção Honrosa na primeira edição do Prémio Ciência & Investigação do Desporto Paralímpico – Allianz 2023, promovido pelo Comité Paralímpico de Portugal (CPP), em parceria com a Allianz.

A aluna da Universidade da Beira Interior (UBI) viu reconhecido um estudo – parte integrante do seu plano de trabalho para o Doutoramento – que descreve a delegação portuguesa nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 através de variáveis sociodemográficas e psicossociais (afetos positivos e negativos, satisfação com a vida, resiliência e apoio social).

Intitulado “Tokyo 2020: A Sociodemographic and Psychosocial Characterization of the Portuguese Paralympic Team”, o artigo foi publicado na revista “Healthcare”. Segundo referem os autores no resumo do estudo, “os dados sociodemográficos de nível individual deram-nos uma visão clara da realidade do desporto adaptado em Portugal”.

Os “elevados valores de satisfação com a vida, elevados afetos positivos e baixos afetos negativos, bem como elevados níveis de resiliência e apoio social parecem ser variáveis importantes para estes atletas”, é referido, acrescentando que “os dados do presente estudo realçam a importância de compreender as características dos atletas paralímpicos, para melhor compreender a realidade do desporto paralímpico em Portugal”.

Tânia Mira está a ser orientada pelo docente do Departamento de Ciências do Desporto da UBI Aldo Costa e por Raul Antunes, do Instituto Politécnico de Leiria, que também contribuíram para o artigo.

O Prémio Ciência & Investigação do Desporto Paralímpico – Allianz 2023 foi criado pelo CPP por considerar que “a ciência e a investigação são fundamentais para a afirmação e desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência, alargando o seu impacto junto da sociedade e promovendo a participação e a excelência desportivas”.

A cerimónia de entrega dos Prémios está marcada para dia 26 de fevereiro, no Auditório da Allianz, em Lisboa, pelas 15h00.