Conferência final do projeto SHIINE em Bruxelas

A UBI fez parte da equipa internacional que trabalhou a ligação entre Ensino Superior e empresas, tendo em vista a inovação, empreendedorismo e criatividade, entre outras.

O projeto europeu Multi-disciplinary innovation for social change (SHIINE) e do qual a Universidade da Beira Interior (UBI) fez parte, realizou, no dia 6 de março, a sua ação final através de uma conferência na Representação Permanente da Estónia junto da União Europeia, em Bruxelas.

Integrado na Ação COST CA18236, o SHIINE centrou-se na inovação multidisciplinar e intersectorial para a mudança social, tendo trabalhado, nos últimos quatro anos, no reforço das alianças de conhecimento entre as instituições de ensino superior (IES) e as empresas na promoção da inovação, do empreendedorismo, da criatividade, da empregabilidade, do intercâmbio de conhecimentos e/ou do ensino e da aprendizagem multidisciplinares. Além disso, analisou o papel das IES na resposta aos desafios e na promoção do impacto societal.

A Conferência final teve como objetivo apresentar os resultados alcançados com a rede, discutir as recomendações políticas nas instituições de ensino superior e o avanço da inovação social, em cooperação com os atores do sector privado e as comunidades.

O SHIINE, apoiado pela COST (European Cooperation in Science and Technology, que juntou participantes de 38 países europeus, incluindo 23 Inclusiveness Target Countries), teve como líder a Universidade de Tallinn, Estónia, sendo a UBI representada por Ricardo Gouveia Rodrigues, docente do Departamento de Gestão e Economia, investigador do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE) e membro da Comissão de Gestão do projeto.