Covilhã acolhe a festa dos caloiros 2023

"Latada" de 2022
Receção ao Caloiro começa esta segunda-feira, 16 de outubro, e decorre até ao próximo dia 21.

Arranca hoje a semana da Receção ao Caloiro da UBI, com a tradicional serenata no Largo do Calvário. O momento musical fica a cargo do “Grupo de Fados Maio”, seguindo-se o DJ Sergy.

Amanhã, 17 de outubro, é o dia marcado pela “latada”, o cortejo dos cursos da UBI, que se apresentam à cidade, numa festa do polo principal até ao pelourinho. No pavilhão da ANIL, à noite, sobem ao palco as tunas “C’A Tuna aos Saltos”, Desertuna”, “Encantatuna”, “Já b’UBI & Tokuskopus”, “As Moçoilas” e “Tuna-Mus”.

Quarta-feira o dia é de “Arraial da Cerveja”, animado por Miguel Bravo, Virgílio Faleiro, Quim das Remisturas e “Los Gordos”. A noite é, ainda, marcada pela eleição da miss e do mister AAUBI.

No dia 19 sobem ao palco da ANIL “Némanus”, Vozes do Cai, Rosa Negra, Rúben Coelho, Rúben Sousa e “Cromos da Noite”. Este é “o dia que vamos fazer em parceria com a câmara da Covilhã (véspera de feriado municipal), em que abrimos o evento à cidade e em que trabalhamos em conjunto de maneira a conseguirmos reduzir o preço dos bilhetes, que acho que é a primeira vez que acontece algo deste género num dos eventos da Associação Académica”, sublinha o presidente da AAUBI, Pedro Jacinto. Neste dia o preço da entrada do pavilhão da ANIL será de 5 euros.

Van Zee, Julinho KSD, João Miguens, Slingshot, DJ Garret e Edmilson são os convidados do dia 20 para animar os estudantes da UBI.

O último dia do evento, 21 de outubro, é marcado pelas atuações de Dillaz, DJ Renato Rocha, Beatbombers, DJ Glue e MC Mano e Ricardo Reis.

Apesar da meteorologia não parecer muito simpática, com chuva prevista para todos os dias, as expetativas do presidente da AAUBI “são altas e conseguimos sentir isso através da bilheteira, o pessoal está a aderir bem. Para nós, enquanto associação, este é o evento que marca o fim da integração dos novos estudantes. Foi um mês inteiro de atividades para os integrar na cidade, bem como, na própria universidade com os seus colegas. Este é o culminar de um mês de trabalho, em que nos dedicámos a todos, mas principalmente aos novos estudantes, no sentido de eles se sentirem realmente integrados na vida académica e na cidade da Covilhã”, destaca Pedro Jacinto.

Cartaz do evento