Covilhã de capas negras para a noite de serenata

A Semana Académica da Covilhã começou no dia 30 de abril com a tradicional serenata.

A serenata levou os estudantes ao Largo do Calvário, numa noite onde se comemorou a tradição universitária. Este evento deu início à Semana Académica e contou com a participação do grupo de fados D’Anto.

Nesta noite todos os trajados saem à rua cheios e reúnem-se com amigos e familiares. “A serenata é o melhor dia da semana académica, estamos todos trajados, felizes e unidos”, afirma Miguel Sequeira, estudante do curso de Biotecnologia.  Já para a aluna de Ciências Biomédicas, Sofia Serra, “a serenata é o dia onde todos são iguais, onde o preto se apodera da noite e onde a união e o espírito académico ganham mais brilho e ênfase”.

Padrinho e afilhados a conviver

Eduardo Leitão, membro da AAUBI, explica que a serenata é uma forma de os caloiros conhecerem as tradições da academia e participarem nestes costumes.

Relativamente à organização, o dirigente associativo refere que “é o dia mais calmo e uma organização mais interna da AAUBI, não envolvendo a participação dos núcleos”.

Durante a serenata, é costume os padrinhos de praxe batizarem o traje dos afilhados com brilhantes, cerveja, vinho tinto entre outras bebidas, dependendo da tradição de cada curso.

Com início marcado para a 00h00, os fados D’Anto trouxeram à Covilhã o silêncio e o respeito pelo fado. Mas a partir da 1h00, a animação e a dança tomaram conta do recinto, com a atuação do Dj Sergy.

Os restantes dias da Semana Académica tiveram lugar no Pavilhão da Anil e contaram com a presença de Sérgio Rossi, Favela Lacroix, Profjam, Alcool Club, Loner Johny e Kevu.