Departamentos de Matemática, Química e Física da UBI criam aulas extraordinárias

Os três departamentos da Faculdade de Ciências pretendem contribuir para a melhoria do sucesso escolar dos seus alunos.

Os departamentos de Matemática, Química e Física da Universidade da Beira Interior (UBI) estão a promover aulas extraordinárias em matérias consideradas críticas, com o objetivo de contribuírem para o sucesso académico dos alunos.

No Departamento de Matemática, as sessões estão direcionadas para apoiar as unidades curriculares de “Cálculo II”, de cursos de engenharia (Informática, Civil, incluindo o Mestrado Integrado, Eletrotécnica e Eletromecânica) e Bioquímica; e de “Álgebra Linear e Numérica”, para as licenciaturas em Biotecnologia e Optometria e Ciências da Visão.

“A ideia surgiu após o feedback dos docentes responsáveis pelas disciplinas, que apontaram a falta de assiduidade, pouca autonomia no estudo e a necessidade de resolver mais exercícios como motivos para o insucesso dos alunos”, explica a presidente do Departamento, Sandra Vaz.

As aulas extraordinárias são lecionadas por três docentes, com os estudantes a terem oportunidade de estudar em grupo, resolver exercícios e, caso existam dúvidas, têm um docente para ajudar, na altura. “Permitem aos alunos resolver mais exercícios, estando acompanhados”, de acordo com Sandra Vaz.

O Departamento de Química também pretende melhorar o aproveitamento dos estudantes, através do programa Learning HUB, com sessões de apoio ao estudo e de resolução de problemas. “O apoio é dado ao aluno em matérias mais básicas, que já estejam esquecidas ou onde existam lacunas de conhecimento”, refere José Albertino Figueiredo, presidente do Departamento de Química, acrescentando que se destinam aos alunos do 1.º ano dos cursos de Química Industrial, Biotecnologia e Ciências Biomédicas. As aulas extraordinárias, neste caso, abrangem “Química II”.

No Departamento de Física, o foco está nas matérias da UC “Física II”.

As aulas extraordinárias contam com o apoio do Impulso Jovem STEAM, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência e da Vice-Reitoria de Ensino da UBI.