Diplomada em Ciências Biomédicas pela UBI recebe Prémio de Tecnologia Galenus

Foto: The Galenus Foundation
Cláudia Martins é a primeira investigadora nacional contemplada com o galardão de prestígio, atribuído pela Fundação Galenus, da Áustria.

Cláudia de Freitas Martins, diplomada em Ciências Biomédicas pela Universidade da Beira Interior (UBI), foi escolhida para receber o Prémio de Tecnologia Galenus. O galardão é entregue pela Fundação Galenus, sediada em Viena (Áustria), a trabalhos de investigadores das áreas da tecnologia farmacêutica e biofarmácia, que tenham um percurso notável na ciência. O prémio é atribuído de dois em dois anos, desde 2005.

Cláudia Martins foi aluna da UBI, entre 2012 e 2015, no curso de 1.º Ciclo/Licenciatura em Ciências Biomédicas, que integra a oferta formativa da Faculdade de Ciências da Saúde.

“Com resultados de investigação impressionantes no seu projeto multidisciplinar ‘Protótipo nanomédico sensível a estímulos com direcionamento dual para o cérebro e o tumor no tratamento de glioblastomas’, Cláudia Martins demonstrou a sua excelência no início do pós-doutoramento”, refere a Fundação Galenus, na descrição do percurso da premiada, que considera recheado de “realizações científicas excecionais”. Esta é a primeira vez que o prestigiado prémio é entregue a um investigador português.

A antiga aluna da UBI tem como áreas de interesse os biomateriais e nanomedicina – focadas no cancro –, administração de medicamentos para o cérebro e engenharia de tecidos.

Desde 2015 que o seu trabalho valeu-lhe uma bolsa Marie Sklodowska-Curie e a participação em sete projetos de I&D. A sua produção científica inclui mais de 20 artigos em revistas internacionais, quatro capítulos de livros e mais de 40 comunicações em conferências internacionais. Outra nota de registo são as cerca de duas dezenas de distinções que recebeu.

Cláudia Martins é atualmente investigadora do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S).