Diplomada na UBI na área de ensino de Física e de Química premiada

Lígia Cibele Malavolta de Los Rios Lopes venceu o prémio de Mérito Duarte Simões, promovido pelo Rotary Club da Covilhã, com uma dissertação sobre Lecionar através de métodos não convencionais: uma investigação sobre a abordagem lúdica no ensino.

A dissertação intitulada “Lecionar através de métodos não convencionais: uma investigação sobre a abordagem lúdica no ensino” é a vencedora da segunda edição do Prémio de Mérito Duarte Simões, promovido pelo Rotary Club da Covilhã (RCC).

Lígia Cibele Malavolta de Los Rios Lopes é a autora do trabalho, realizado no âmbito do 2.º Ciclo/Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário pela Universidade da Beira Interior (UBI).

O júri considerou a proposta “de extrema relevância para a sociedade” e enquadrada numa das áreas principais de enfoque do Rotary, que é a educação e a ação social”. Cumpre ainda a premissa onde se defende que “Nenhuma menina fique para trás”, com base no lema rotário de 2021/2022, “Servir para Transformar Vidas”.

A dificuldade dos estudantes do 3.º Ciclo do Ensino Básico para entender os conceitos de Física não está relegado ou deixado a cargo da má conduta dos docentes, mas pode-se considerar que está relacionada com o facto da introdução desajustada de conceitos abstratos, em etapas do desenvolvimento cognitivo da criança, que ainda não está completamente estabelecido. Novas vias de transformação no ensino são, atualmente, temáticas pertinentes e o uso de recursos lúdicos durante as aulas promovem a motivação e o interesse em aprender, utilizando uma linguagem mais próxima e adequada para a idade.

O trabalho investigou o impacto dos conceitos de força, peso e massa na aprendizagem, através de uma abordagem não convencional de ensino pela utilização de dois jogos especialmente criados para tal. A plataforma utilizada para a construção do jogo foi o Genial.ly, e o estudo consistiu em comparar os resultados dos testes avaliativos aplicados a alunos do 7.º ano de escolaridade do ensino básico em três instituições de ensino da região da Beira Interior.

As principais diferenças encontradas entre as turmas prendem-se com a forma como responderam às questões avaliativas e na melhoria significativa de aprendizagem, obtendo seis vezes mais respostas corretas para uma mesma questão após a intervenção com o jogo.

Esta abordagem abre uma nova forma de ensino sem precedentes e com muitas oportunidades de exploração e inovação, quiçá revolução. Compreender como essas dinâmicas podem ser utilizadas na sala de aula sem perder o foco no ensinar talvez seja o novo desafio dos atuais docentes.

O júri desta edição incluiu três elementos do RCC, um designado pela UBI, tendo a escolha recaído na Vice-Reitora Helena Alves, e um elemento cooptado pelo RCC na sociedade civil e de mérito reconhecido, Eng.ª Maria João Andrade.

O Prémio foi entregue pelo Governador de Distrito 1970, Duarte Besteiro, na cerimónia comemorativa do 58.º aniversário do RCC.

O galardão foi criado para prestar tributo a Duarte Cordeiro de Almeida Simões, que teve um papel incontornável no desenvolvimento do Ensino Superior na Covilhã e deixou o seu nome ligado a vários empreendimentos regionais na Cova da Beira.