Docente da UBI recebe prémio da Academia Portuguesa de Cinema

O Prémio Sophia de Arte & Técnica foi entregue este ano a Hélder Gonçalves, da Faculdade de Artes e Letras da UBI.

O docente da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (FAL-UBI), Hélder Gonçalves, recebeu o Prémio Sophia de Arte & Técnica, atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema (APC). Trata-se de uma categoria dos Prémios Sophia, galardões que a APC entrega anualmente àqueles que mais se destacaram na “Sétima Arte”.

O docente da UBI mereceu a distinção pelo livro “O Som e a Música no Cinema Português Contemporâneo – Processos criativos seguido de entrevistas”, editado pela Documenta, em 2023.

A estrutura da obra assenta em dez entrevistas, que têm como fio condutor o som para cinema. Os testemunhos são “perspetivas pessoais muito ricas”, que ficam “como um legado inspirador para as novas gerações”, de acordo com a sinopse do livro.

Hélder Gonçalves, na cerimónia de entrega do Prémio, a 12 de abril, destacou “a honra” de ficar ligado a tantos nomes de profissionais criativos do cinema português. “Parabéns aos entrevistados que, no fundo, estão em representação de todos os técnicos de som. Parabéns a todos os realizadores que trazem ideias muito interessantes para os filmes, aos guionistas, que logo de início propõem uma ideia de som que os profissionais de som acolhem e que tornam os filmes muito interessantes”, referiu.

O premiado pela APC é Licenciado em Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa. É doutor em Ciências da Comunicação, com uma tese sobre o som no cinema português, pela UBI. É investigador do LabCom – Comunicação e Artes e leciona na Faculdade de Artes e Letras da UBI, as unidades curriculares de Laboratório de Som (Design e Multimedia), Laboratório de Design de Som (Design e Multimedia) e Laboratório de Som (Cinema).