Evento “Future’s Bloom”: Por um futuro sustentável

Decorreu nesta quarta-feira, 5 de junho, a quarta edição do evento “Future’s Bloom” na parada da Universidade da Beira Interior. O evento foi desenvolvido pelos alunos finalistas de Ciências da Comunicação no âmbito da cadeira de Atelier de Relações Públicas.

Vítor Gonçalves foi o aluno responsável por apresentar todos os projetos

O evento contou com a adesão do público e da comunidade ubiana, contando com cerca de 300 pessoas presentes. Nele, foram apresentados os projetos dos alunos, baseados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Estes são a visão comum para a Humanidade, um compromisso entre os líderes mundiais e os cidadãos, além de serem “uma lista de tarefas em prol dos povos e do planeta”. Dos dezassete objetivos existentes, foram abordados sete temas que visam promover a paz, a justiça e instituições eficazes.

Mural desenvolvido no projeto “Rebrand Me”
Concurso de upcycling no “Junk to funk”

Desde igualdade de género, redução das desigualdades, consumo e produção responsável e alterações climáticas, vários foram os temas apresentados nestes que são os projetos finais dos alunos, dinamizados através de workshops, peças de teatro, escape rooms, coreografias e discursos.

“Sofrida, mas não me calo” e a violência doméstica
Peça de teatro sobre crueldade animal do “DesmaquilhAdor”

Carolina Batista, aluna de Ciências da Comunicação, destaca o bom desempenho dos grupos, referindo que as apresentações foram bem feitas e que os convidados foram bem escolhidos. Dá destaque também ao projeto “Desata-te”, que trata a desigualdade de género, desenvolvido numa conversa frente a frente com quatro mulheres, onde menciona que “o feminismo e o poder feminino pode ser difícil de conquistar, mas é muito importante que seja conquistado, porque nós mulheres temos de ter o nosso lugar na sociedade. Por muito tempo isso foi tirado de nós, e acho que todos os relatos e depoimentos foram muito significativos”. Rafael Silva, membro desse mesmo projeto refere no final da sua apresentação: “Desenganem-se se pensam que isto é uma luta que pertence apenas às mulheres, porque homem que é homem preocupa-se com o direito das mulheres”.

Conversas sobre desigualdade de género no “Desata-te”

O trabalho realizado tem vindo a ser desenvolvido desde o início do segundo semestre, passando por diversas fases de avaliação e de preparação até à mostra final. Sónia de Sá, professora da unidade curricular, refere que o formato deste evento se deve às pessoas que constituem a turma: “É criado por estudantes e para estudantes e para a comunidade”.

Professora Sónia discursa sobre os seus alunos

Vítor Gonçalves, um dos responsáveis pelo projeto “Sofrida, mas não me calo”, refere que este evento “é algo em que trabalhamos muito e temos muito orgulho no que fizemos. Estamos felicíssimos com o que a professora Sónia nos possibilitou para fazer disto um evento bem-sucedido, e todos nós da turma trabalhamos o nosso melhor para hoje termos um dia incrível”.

No final do evento, a professora não deixou de congratular todos os alunos pelo trabalho intensivo, mas recompensador que tiveram.