Happy Wish incentiva ao empreendedorismo jovem

Estudantes da Universidade da Beira Interior aprendem a criar a sua própria empresa

A Happy Wish, uma júnior iniciativa social e uma entidade de referência na Covilhã, organizou um evento sobre o empreendedorismo jovem na quarta-feira, dia 28 de março, na Faculdade de Engenharia da UBI.

O evento dividiu-se em dois momentos. Inicialmente, Dina Pereira e  Tiago Oliveira coordenaram um workshop sobre «pitch clinic» seguido-se a “smart talk «Mentes Empreendedoras: da academia para o sucesso»”, com Gonçalo Fonseca, ex-aluno da UBI.

Dina Pereira é gestora executiva da UbiMedical, estrutura criada pela Universidade da Beira Interior que compreende duas áreas distintas: a área laboratorial e a área de incubação. A oradora começou por explicar como surgiu a UbiMedical enquanto incubadora de empresas, passando depois ao conceito de «pitch»,  uma apresentação convincente que suscite interesse na audiência. Referiu ainda as  ferramentas usadas e as fases desta apresentação, encerrando com um exercício prático.

Tiago Oliveira é técnico superior do UbiMedical, e tem mais de dez anos de experiência em áreas como marketing, gestão comercial e recursos humanos. Referiu algumas características da comunicação e a importância do ato de comunicar.

No final, os oradores propuseram ainda um exercício prático ao público que consistiu na criação de um obituário, em grupos de quatro ou cinco pessoas, com o intuito de escrever cinco linhas de texto seguido de uma apresentação sobre um tema proposto.

A «Smart talk» foi realizada por Gonçalo Fonseca, fundador e CEO da BEDEV, uma «start-up» na área de biotecnologia. Falou sobre o seu percurso profissional e realçou que é importante saber gerir tanto a vida pessoal como a empresa, porque é vulgar ser conjugada de forma errada: “Toda a gente o faz, com os erros aprende-se. O erro traz a aprendizagem e, com ele surgem métodos próprios que conciliem as coisas”, conclui Gonçalo.

Para Joana Campos, aluna da UBI, o tema abordado foi muito interessante para os jovens, que por vezes estão perdidos relativamente a escolhas profissionais. Refere ainda que o facto de ter a perspetiva de alguém que começou do zero, a tranquilizou bastante, pois sentiu que poderia acontecer o mesmo com ela.

A Happy Wish surgiu em 2016 e tem como objetivo aproximar os estudantes da UBI do mercado de trabalho, interligando o empreendedorismo com a responsabilidade social através da organização de atividades de voluntariado, assim como a organização de eventos (palestras/workshops).