Investigação da UBI apresentada em Madrid

Um grupo de elementos do C-MAST – Center for Mechanical and Aerospace Science and Technologies esteve no Science for Industry.

Uma equipa de investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI) participou no Science for Industry, um dos maiores eventos internacionais dedicados à Deep Science, que decorreu em Madrid. Estiveram no evento investigadores do C-MAST – Center for Mechanical and Aerospace Science and Technologies, que desenvolvem trabalho no LITecS – Laboratório de Inovação e Tecnologias para a Sustentabilidade.

A UBI integrou uma área de universidades internacionais, tendo exibido e testado vários protótipos resultantes de projetos como o PrunusBOT, Pack2Life, BioD’Agro, Robota-SUDUE, Montanha Viva, PAM4Wellness e Med-Wet.

Do evento, resultaram vários contactos para parcerias, investigações, bem como possíveis financiamentos que permitirão acelerar o desenvolvimento das várias tecnologias e encurtar o trajeto até à indústria ou ao mercado.

A comitiva “ubiana” no evento contou com Pedro Dinis Gaspar (docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica e investigador do C-MAST, coordenador do Laboratório e investigador responsável da maioria dos projetos acima mencionados) e os investigadores Martim Aguiar, Rodrigo Antunes, Ana Corceiro, Artur Frazão, Sara Marcelino, Nuno Pereira, Matilde Sousa e Mariana Veloso (bolseiros dos projetos), além de Edgar Nave (GESPA) e Pedro Serrão (GID).

O Science for Industry é um evento de periodicidade anual, que tem lugar na La Nave (Madrid), sendo organizado em parceria pela Universidad Autónoma de Madrid e a BeAble Capital. Este ano, decorreu entre os dias 18 e 19 de janeiro.