Investigação da UBI é escolha de parceiros empresariais para projetos no âmbito do PRR

A UBI está a trabalhar para a modernização de alguns dos mais importantes sectores da economia nacional. Para a vertente do PRR “Capitalização e Inovação Empresarial” alcança um financiamento superior a 3,8 milhões de euros.

A Universidade da Beira Interior (UBI) participa em oito projetos financiados no âmbito do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência, nomeadamente, Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, Agendas Verdes para a Inovação Empresarial e Bioeconomia Sustentável. O trabalho dos investigadores da academia, nas mais diversas áreas, vai contribuir para a modernização de sectores ou empresas de enorme impacto na economia nacional: indústrias automóvel, têxtil e de vestuário e do papel e, ainda, dos campos espacial, aeronáutico e agropecuário.

Na Componente 5 do PRR – Capitalização e Inovação Empresarial, cujo objetivo é aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em I&D, inovação, diversificação e especialização da estrutura produtiva, a UBI está incluída em seis das 53 agendas mobilizadoras aprovadas a nível nacional, num valor total de orçamento para a Universidade de 3.839.530,00€.

Nesta vertente, está a trabalhar com a Peugeot Citröen Automóveis Portugal, no âmbito da transição para veículos de baixas emissões (Projeto GreenAuto) e com a Nau Verde (Projeto Lusitano) para o desenvolvimento de produtos têxteis e de vestuário inovadores, de superior valor acrescentado. Com a Geo Sat, a UBI procura criar novos produtos e serviços, exportáveis e de maior complexidade tecnológica no sector Espacial Português (Projeto New Space Portugal), propósitos semelhantes aos da parceria com a EEA – Empresa de Engenharia Aeronáutica e Automóvel (Projeto Aero.Next Portugal). Na colaboração com a Navigator Paper Setúbal estão a ser investigados materiais papeleiros para substituição do plástico (Projeto From Fossil to Forest). Ainda na Componente 5 do PRR, a UBI participa no Projeto GIATex que visa permitir às empresas do sector têxtil a redução do consumo de água.

Na Componente 12 do PRR – Bioeconomia Sustentável está em curso o projeto BE@T – Bioeconomia para Têxtil e Vestuário para Reforço da Bioeconomia Nacional, que pretende consolidar a Fileira Nacional da Indústria Têxtil e Vestuário como um sector verdadeiramente inovador, sustentável e circular.

Enquadrada na Agenda de Investigação e Inovação para a Sustentabilidade da Agricultura, Alimentação e Agroindústria, decorre uma investigação para introduzir elementos de circularidade nos processos produtivos do sector agropecuário com utilidade para aumento da fertilidade dos solos e da sua capacidade de sequestro de carbono (Projeto Carb2Soil).

Neste aproveitamento das sinergias entre o sistema científico e tecnológico e o mundo empresarial, as diversas entidades vão beneficiar do conhecimento de cerca de 30 docentes e investigadores da UBI, oriundos de diversas áreas científicas e membros integrados de várias unidades de I&D, para dinamizar o sector produtivo e acelerar o seu desenvolvimento e inovação.