Investigadoras do NECE-UBI premiadas em conferência internacional

O artigo galardoado é da autoria de Natália Figueiredo e Cristina Fernandes e aborda os temas da transferência de conhecimento e da inovação.

Natália Figueiredo e Cristina Fernandes, investigadoras do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE) da Universidade da Beira Interior (UBI), viram o seu artigo “The role of knowledge transfer in innovation capacity and the moderating effect of absorption capacity” reconhecido como Best Paper Award na 7.ª Conferência da Regional Helix’22, realizada no final de novembro, na Universidade de Aveiro.

O artigo premiado pretendeu verificar o efeito da transferência de conhecimento (entre Universidade-Indústria), a nível nacional e internacional, na capacidade inovadora das empresas, assim como o efeito moderador da capacidade de absorção entre a transferência de conhecimento e a capacidade inovadora. Os resultados mostraram que a capacidade de absorção deve ser considerada uma variável moderadora quando a cooperação entre Universidade-Indústria se realiza a nível nacional.

Subordinada ao tema “Fostering Regional Development and Resilience in a Changing Environment”, a edição de 2022 da Conferência Regional Helix reuniu, em Aveiro, investigadores e decisores políticos capazes de dar contribuições relevantes em áreas relacionadas com o desenvolvimento regional e a resiliência, permitindo uma melhor compreensão do contexto atual, permitindo, dessa foram, um futuro promissor.

Natália Figueiredo é doutorada em Gestão pela UBI, tendo defendido, no dia 28 de novembro, a sua Tese intitulada “University-Industry Cooperation from a business perspective: a European approach”, sob a orientação científica de Cristina Fernandes e coorientação científica de José Luís Abrantes. Cristina Fernandes é docente do Departamento de Gestão e Economia da UBI.