Investigadores da UBI com projeto selecionado no âmbito do “Promove”

Projeto ONCOSENSING recebe 5.000€ do programa dinamizado pela Fundação La Caixa/BPI.

O projeto ONCOSENSING, proposto por uma equipa de investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI), foi selecionado para receber um apoio do “Promove”, da Fundação La Caixa/BPI. Os promotores da ideia são Diana Gomes e João Silva (estudantes de doutoramento em Bioquímica e Biomedicina, respetivamente), sob mentoria dos investigadores Ângela Sousa e Luís Passarinha, do Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI. O desenvolvimento do trabalho vai contar agora com o apoio de 5.000 €, do “Promove”.

O ONCOSENSING consiste no estudo de um método de rastreio inovador para o cancro do colo do útero (CCU), integrado num kit para uso clínico e/ou pessoal. A ideia baseia-se na deteção duma proteína do vírus do HPV, considerada um biomarcador da existência de pré-lesão, permitindo identificar precocemente mulheres com risco de cancro do colo do útero (CCU). Este projeto visa reaproveitar uma tecnologia já existente no mercado e muito utilizada pela população em geral, promovendo a economia circular.

Esta proposta está alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, nomeadamente os Objetivos 3 (proporcionar acesso à saúde de qualidade), 9 (fortalecimento da investigação científica, apoiando o desenvolvimento económico da região) e 10 (reduzir as desigualdades socioeconómicas no acesso à saúde).

Em 2023, a Fundação “la Caixa” lançou o quinto concurso do Programa “Promove”, em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Destina-se a apoiar iniciativas inovadoras em domínios estratégicos para o desenvolvimento das regiões do interior com dinâmicas fronteiriças e que sejam replicáveis para outras regiões com características semelhantes.

A atual edição apoia iniciativas como projetos-piloto inovadores; projetos de I&D mobilizadores; e ideias com potencial para se tornarem projetos-piloto inovadores.