Jornadas da Comunicação encerram com antigos alunos

O último dia das Jornadas da Comunicação (12), organizadas pelo núcleo UBIMedia, ficou marcado pelos testemunhos de antigos alunos, que expuseram e explicaram o seu percurso pós-ensino superior e a carreira profissional que seguiram.

O dia começou com uma mesa aberta, composta por Francisco Nascimento, jornalista da rádio TSF, Marta Bessa, jornalista na Rádio Clube da Covilhã, Artur Silva, jornalista na Rádio Fórum Covilhã e Emanuel Brasil, moderador de conteúdo de notícias, que encerraram o evento com um debate intitulado “Experiências no Mercado de Trabalho”.

Mesa aberta do 5º dia das Jornadas da Comunicação

Vários temas foram debatidos, desde a valorização dos meios locais, a necessidade de experiência profissional, a escolha e tratamento de informação publicada conforme a densidade e meio de comunicação em que se trabalha e o mundo do trabalho face à aprendizagem universitária. Artur dá um exemplo relacionado com o seu trabalho e relata as maiores dificuldades que sentiu quando entrou no mundo profissional: “Na universidade estamos habituados a ter uma semana para redigir uma notícia (…) e chegando a um posto de trabalho, por exemplo, depois de um relato de jogo de futebol de 90 minutos, tenho de enviar uma notícia em 5 minutos”.

Já Marta, que iniciou o seu percurso profissional com um estágio na Rádio Clube da Covilhã e que acabou por conseguir ficar a trabalhar no mesmo local, acredita que os meios locais conseguem ser “uma melhor escola que um grande meio de comunicação” pois “consegue ter mais ligação com os ouvintes e ser muito mais que um meio de comunicação. São uma companhia para muita gente, principalmente para as pessoas mais velhas”, explica.

Palestrantes deixam o seu testemunho

A realização deste evento tem sempre em vista dar a conhecer aos alunos do curso, qualquer que seja o grau académico, as várias vertentes da comunicação. Francisco refere que “é sempre muito importante que os alunos possam ter este tipo de atividades para ter um conhecimento maior, para lá daquilo que se faz dentro da sala de aula” e Emanuel complementa, “é algo que me abriu um pouco os horizontes porque conseguimos ouvir sempre depoimentos de pessoas ligadas ao jornalismo, ligadas mais à comunicação empresarial e à comunicação num todo, portanto é uma mais valia para todos os alunos de ciências da comunicação e para quem esteja interessado na área”.

Banda “Putos da Vila”

O final do evento contou com uma atuação da banda “Putos da Vila”, vencedores do concurso de bandas e DJ’s da AAUBI, realizado no dia 4 de abril nas Tasquinhas. Na sequência do prémio, a banda irá também atuar num dos dias da Semana Académica deste ano.