Jornadas da Comunicação: Marketing é comunicar

“Já tomaram um café hoje?” foi a questão de arranque de Gonçalo Gomes, comercial internacional na empresa FiteCom e podcaster (The Pep Talk Podcast), para mostrar ao público como funciona o marketing. O primeiro orador do “Dia de Marketing” nas VI Jornadas da Comunicação contou o seu percurso profissional dentro do marketing relacional.  

Começando por explicar o que é o marketing como algo que consiste em “criar impressões e despertar algo em alguém”, apelida os marketeers de camaleões, capazes de selecionar as suas melhores ferramentas pessoais e profissionais para comunicar da melhor forma.  

A relação entre o marketing e a comunicação foi o assunto na ordem do dia, porque não vivem um sem o outro, como confessa Gonçalo Gomes que considera “ser bom pensarmos que todos juntos é que vamos conseguir mais”.  

Para Maria Ayres de Sá, marketeer no Center for Transformation na Fidelidade, “o marketing vai buscar à comunicação a forma como queremos chegar ao nosso consumidor final”. A profissional “não é de se acomodar” porque os desafios são muitos, aconselhando a que todos os que ambicionam seguir a área não desistam, lembrando-se sempre para quem estão a falar.  

Num terceiro momento da manhã, vinda da Star Junior Enterprise, uma empresa de jovens estudantes da UBI, Tânia Ferreira mostrou um bocadinho do seu trabalho aplicado ao UBIMedia (Núcleo de Estudantes de Ciências da Comunicação na UBI), sugerindo novas ferramentas e mostrando como podem melhorar o seu desempenho para chegar mais longe.   

Num dia de conversas descontraídas, a tarde deu lugar a Lúcia Pais, Head of Interactions na Scopphu, uma empresa que aposta no crescimento profissional e em oferta formativa. Enquanto ex-aluna da casa, em Ciências da Comunicação, explicou o seu percurso desde o estágio em jornalismo, à gestão de conteúdos e redes sociais na Media Capital Digital/TVI, à coordenação do curso profissional de Técnico de Comunicação na Guarda.  Passando pelas oportunidades que o percurso lhe trouxe, às dificuldades a elas inerentes, como os custos altos para a realização de estágios, Lúcia trabalha atualmente em criação de conteúdos, novos cursos, eventos, formação, gestão de redes sociais, e dá ênfase ao copywritting, “uma ferramenta essencial para levar produtos e serviços a qualquer público e que não é apenas saber escrever”. 

João Morgado, CEO e fundador da Improve Sports, mostra-se orgulhoso pelo que atingiu nos últimos dois anos nesta empresa de formação e consultoria desportiva para valorizar recursos humanos no meio desportivo. A captação de vendas e a produção de conteúdo são alguns dos “truques” que apresentou para um projeto estável, não esquecendo a importância das parcerias e das redes sociais.

Ainda na «fatia» dos projetos pessoais, Gonçalo Gomes explicou que o The Pep Talk Podcast surgiu de uma ideia numa mesa de café, rodeado de amigos, e dá o conselho que lhe foi dado na altura: definir uma data para concretizar uma ideia porque “uma ideia sem uma data nunca passará de um sonho (…), a partir daí, acabamos por assumir o compromisso de querer mostrar o sonho realizado”.  

O Dia de Marketing não foi o dia de maior adesão nestas jornadas, mas Filipa Gaspar, estudante de Ciências da Comunicação considera que “haver um dia diferente no ramo da comunicação é uma janela de oportunidade” que lhe permite ficar informada e descobrir novos gostos para o futuro.  

Apesar de não ter sido o último dia destas Jornadas, Maria Miguel, presidente do UBIMedia, faz o rescaldo da semana, descrevendo-a como “intensa, de muito trabalho, resiliência e sucesso”. Sentindo-se realizada por esta “conquista” à frente do Núcleo de Estudantes, espera-se inovação para o futuro do evento, em cuja organização já não estará presente, mas que garante estar assegurado, aconselhando à organização atempada e à constituição de uma equipa forte e pronta a trabalhar, “como a que tive o prazer de ter a meu lado nesta sexta edição”.  

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