LabCom promove 5ª edição das Jornadas de Investigação em Artes

Iniciativa decorre entre quinta e sexta-feira, nos espaços do Museu de Lanifícios, da Faculdade de Artes e Letras da UBI e do New Hand Lab, na Covilhã.

Decorrem, entre os dias 18 e 19 de maio, as 5.ªs Jornadas de Investigação em Artes, organizadas pelo LabCom, unidade de investigação da Faculdade de Artes e Letras (FAL) da UBI.

Ao contar com o envolvimento ativo dos doutorandos em Media Artes da UBI, procedentes de áreas tão diversas como as Belas Artes, o Cinema, o Design, a Arquitetura, a Música e as Artes Digitais e Performativas, estas Jornadas assinalam a progressiva criação de uma comunidade, capaz de inscrever perspetivas metodológicas diversas no seu campo de trabalho, alicerçado no cruzamento interdisciplinar e na centralidade da criação artística. Sendo a génese da investigação, uma prática solitária, tal rede proporciona o estabelecimento de pontes entre os diversos percursos e interesses dos participantes, cuja interação é passível de conferir novos sentidos à investigação de base artística, ao mesmo tempo que responde ao intuito de nutrir, clarificar e alargar o campo de intermediação das artes no singular contexto epistemológico da Academia, perseguindo questões fundamentais como a dialética em aberto entre as permutáveis condições de artista-investigador ou investigador-artista.

A presente edição das i*A assume-se, deste modo, como um mosaico de tempos e espaços imaginados e reconfigurados através da investigação dos doutorandos, que cobre problemáticas diversas. Criações nas áreas do Design, do Cinema, da Moda, da Pintura, da Performance ou das Artes Digitais percorrem caminhos entre o passado sacro e o futuro-presente da inteligência artificial; vão do universo lúdico dos livros infantis ao espaço-tempo interior do luto; das temporalidades diversas do bordado ao universo do Novo Luxo. Propor reflexões interdisciplinares, desafios epistemológicos e debater processos de criação são algumas das inquietações centrais da edição de 2023 da i*A, que se constitui como um espaço de troca de experiências e descoberta de olhares, onde a imaginação e a criação se aliam à análise e à reflexão sobre pensar-fazer Arte hoje.

Do programa das Jornadas constam exposições, tendo como convidadas Cláudia Albino (Universidade de Aveiro), Inês Moreira (Universidade do Minho) e Katia Maciel (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Contam, também, com a Faculdade de Arte e Design de Timisoara (Roménia) como escola convidada.