LabCom promove seminário internacional sobre discursos de ódio nos media

Evento é online e faz parte das atividades de promoção do livro “Hate Speech on Social Media: A Global Approach”.

Analisar os discursos de ódio nas plataformas de redes sociais numa lógica transacional, explorando a realidade cultural de diferentes países é o principal objetivo do Seminário Internacional Hate Speech on Social Media. O evento é online, decorre na próxima segunda-feira, 15 de maio, e faz parte das atividades de promoção do livro “Hate Speech on Social Media: A Global Approach”, com capítulos de 21 autores de 18 universidades.

Segundo o organizador do livro e investigador do LabCom, Branco Di Fátima, “a obra explora a natureza do discurso de ódio nas redes sociais”. O investigador lembra que o discurso de ódio se manifesta “em diferentes contextos sociais há muitas décadas. Inclusive, não é um fenómeno novo na internet. Porém, o rápido desenvolvimento e democratização das plataformas de redes sociais colocam novos desafios à compreensão deste ato extremo”.

Quanto ao evento de segunda-feira, é composto por dois painéis (o primeiro, pelas 18h00, e o segundo às 19h00), com a participação de investigadores e professores de universidades de Alemanha, Botsuana, Chipre, Equador, Etiópia, Nigéria, Portugal, Suíça e Turquia. O seminário é em inglês, sendo que se realiza uma segunda iniciativa no mesmo âmbito no dia 22, em espanhol e português.

O evento é uma organização do LabCom – Comunicação e Artes, OdeCom – Observatorio de Comunicación e EdiPUCE – Pontificia Universidad Católica del Ecuador. Conta, ainda, com a co-organização do Advanced Media Institute, Caleb University, Debre Markos University, Mackenzie Presbyterian University, TDP – Universität Siegen, University of Extremadura e Yaşar University.