Manuel Santos Silva recebe título de Professor Emérito

A academia reconhece o papel do antigo Reitor, enquanto docente e investigador.

A Universidade da Beira Interior (UBI) atribuiu ao antigo Reitor Manuel Santos Silva o título de Professor Emérito. A academia reconhece assim uma figura de relevo enquanto docente e investigador, que foi ainda o dirigente máximo da UBI ao longo de cerca de 13 anos.

A decisão resulta da aprovação, por unanimidade, no seio da Comissão Científica do Senado, de uma proposta apresentada pelo Conselho Científico da Faculdade de Engenharia. A homenagem tem em conta as qualidades demonstradas por Manuel Santos Silva, designadamente no relevante contributo, que marcou toda a comunidade académica nacional e internacional, e o seu importante papel para o avanço da ciência e da cultura, ao longo da sua vasta carreira profissional como docente da Faculdade de Engenharia e investigador do FibEnTech – Fiber Materials and Environmental Technologies.

Professor Catedrático Jubilado, enquanto cientista esteve envolvido na implantação, crescimento e afirmação da investigação em materiais fibrosos, têxteis e celulósicos. Fundou a unidade de investigação MTP e, posteriormente, o FibEnTech, em 2013, tendo desempenhado cargos de coordenação, por mais de 20 anos. Detém diversas patentes de equipamento de controlo de qualidade baseado na aplicação de lasers aos Têxteis e construiu protótipos como o “Paralelitex” e o “Pilositex”. Desenvolveu trabalhos de investigação com base em técnicas de processamento de imagem e, mais recentemente, no domínio dos Têxteis inteligentes.

Foi o Reitor de 1996 a 2009, altura em que a UBI desenvolveu as faculdades de Engenharia e de Ciências Sociais e Humanas e criou as faculdades de Artes e Letras e de Ciências da Saúde. Este crescimento da instituição traduziu-se na ampliação de estruturas físicas e de novas áreas científicas, que deram origem a diversos cursos.

Foram-lhe atribuídos vários prémios, entre os quais o Prémio da Ciência e Tecnologia da Fundação Calouste Gulbenkian, em 1981, e o Prémio da Boa Esperança, em 1989. Por decreto do Primeiro-Ministro da República Francesa, foi nomeado, em Agosto de 1999, “Officier dans l’Ordre des Palmes Académiques”, pelos serviços prestados à Cultura Francesa. Também a “Ordem Internacional da Fraternidade Brasil Portugal” lhe concedeu o Grau de Grã-Cruz da “Ordem do Mérito do Descobridor do Brasil Pedro Álvares Cabral”, em Abril de 2005. Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, atribuída pelo Presidente da República Portuguesa, em 10 de Junho de 2011.

O título de Professor Emérito, de acordo com o Regulamento específico que o rege, é atribuído, de modo excecional, aos professores catedráticos jubilados, aposentados ou reformados e seus antigos reitores, que se distingam pela sua ação continuada ao longo dos anos, pelo prestígio adquirido e pela projeção nacional e internacional da instituição.

A entrega do diploma honorífico está prevista para a cerimónia do dia da Universidade, em 30 de abril deste ano.