Marca de Qualidade EUR-ACE® no Departamento de Engenharia Eletromecânica

O selo atribuído ao curso de 2.º Ciclo já se encontra colocado nas instalações da Faculdade de Engenharia.

O padrão internacional da qualidade do curso de 2.º Ciclo em Engenharia Eletromecânica, que lhe valeu a atribuição da Marca de Qualidade EUR-ACE® (European Acredited Engineer) já se encontra visível no Departamento de Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior (DEE-UBI). A certificação atribuída pela Ordem dos Engenheiros (OE) significa que este Mestrado possui elevados níveis de qualidade de padrão europeu, que podem também ser reconhecidos por empregadores internacionais.

Depois da atribuição da EURACE®, em 2021, a placa que atesta este estatuto foi oficialmente inaugurada a 23 de junho no DEE, no mesmo dia em que a UBI promoveu outro evento de grande importância para a área: o dia em que um conjunto de eventos destacou o Dia Internacional da Mulher na Engenharia.

Na cerimónia estiveram o Reitor da UBI, Mário Raposo, acompanhado de Mário Freire (presidente da Faculdade de Engenharia), Pedro Dinis Gaspar (presidente do DEE) e dos docentes Abílio Silva e Luís Pires, que tiveram um papel importante na conquista deste selo, juntamente com Isabel Quintaneiro (Vogal do Conselho Diretivo da OE do Centro). Um grupo de estudantes também se juntou à iniciativa.

“A obtenção deste galardão é importante para reconhecer a qualidade, mas também nos traz a responsabilidade acrescida de continuarmos a manter este nível e o impacto que se verifica na formação que damos”, afirmou Mário Raposo, salientando o reconhecimento por parte da entidade que atribui o selo e pelos empregadores.

O Reitor da UBI destacou o trabalho de todos – professores os alunos e funcionários – para atingir metas com aquela que se assinalou na sexta-feira e lembrou que “a engenharia é um dos pilares da história da Universidade e continuará a ser”.

No conjunto de intervenções foi destacada a importância da EURACE® para os diplomados, como referiu Pedro Dinis Gaspar – “gostaria de relevar que este selo é um garante de qualidade do exercício da profissão em 28 países europeus” – e o papel no engrandecimento da profissão de engenheiro, de acordo com Isabel Quintaneiro: “Este selo é muito importante do ponto de vista de prestígio e de valorização daquilo que é a carreira de engenharia e a Ordem congratula-se por isso”.

Mário Freire e Abílio Silva salientaram que se tratou de um processo que contou com o apoio de várias entidades da UBI – Reitoria, faculdade e departamento, entre outros –, com Abílio Silva a acrescentar que apesar do trabalho árduo, “todas as portas se abriram e foi possível chegar a bom porto”.

A Marca de Qualidade EUR-ACE® foi atribuída ao 2.º Ciclo em Engenharia Eletromecânica da UBI pela Ordem dos Engenheiros, no âmbito dos colégios de Engenharia Eletrotécnica e Mecânica e é válido por seis anos.

Em Portugal é entregue às instituições académicas devidamente credenciada pela ENAEE – European Network for Accreditation of Engineering Education, www.enaee.eu). Este reconhecimento facilita a mobilidade no espaço europeu, de acordo com a Diretiva 2005/36/EC, e o acesso simplificado do cartão de engenheiro europeu “ENGINEERing CARD”, promovido pela FEANI – European Federation of National Engineering Associations.