Masterclass traz organizadores de Festivais de Cinema à UBI

Palestra da Ana Ferreira
Os Festivais de Cinema são a porta de entrada para a indústria. Alunos de Cinema e Ciências da Cultura reúnem-se para aprender mais sobre este tipo de eventos.

Festivais de Cinema foram o tema da Masterclass que aconteceu no dia 29 de maio, no auditório da FAL, com palestras da Ana Catarina Ferreira e Manuel Oliveira, que partilharam a sua experiência com festivais com os alunos de Cinema e Cultura da UBI.

A primeira aula foi feita pela Ana Ferreira, ex-aluna da UBI e hoje trabalha no “FEST – New Directors | New Films Festival”, um festival de cinema português que tem parceria com a UBI.

Para esta é importante ir a festivais, principalmente para os alunos de cinema, para perceberem melhor a indústria e o mercado de trabalho, entenderem os apoios e fundos que existem para a produção criativa, encontrarem novos parceiros e descobrirem novas tendências. Não existe circuito comercial de curta-metragens em Portugal e, como é normal que alunos comecem por fazer curtas e não longas, “ir a um festival de cinema é um investimento”.

Mais de 4 mil filmes são submetidos por edição do FEST e por volta de 200 são aceites, então a Ana Ferreira explica que além da qualidade dos próprios filmes, existem vários aspetos envolvidos em submeter e apresentar um curta ou longa-metragem num festival de filmes. Saber fazer uma boa candidatura é essencial, e Ana Ferreira deixa claro que “os pormenores fazem a diferença!”

A segunda aula foi realizada por Manuel Oliveira, co-criador e diretor do “HaHaArt Film Festival”, o festival português de comédia, em Pombal. O homem explicou como funciona o festival, quem já lá esteve e, mais importante, a importância de o festival ser de género: “O festival é um lugar para redescobrir o género”.

A Masterclass encerrou com a exibição da curta-metragem portuguesa “Nada Nas Mãos”, vencedora da primeira edição do festival de cinema de Pombal. A obra é sobre um homem que trabalha em uma funerária e é aconselhado por um cadáver depois da morte de sua mulher.