Pedro Inácio integra equipa de Editores Sénior da IEEE Access

O docente da UBI colabora com a publicação, de grande impacto, na área da engenharia eletrotécnica e eletrónica.

Pedro Inácio, docente do Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior (UBI) e investigador da Delegação da Covilhã do Instituto de Telecomunicações, foi convidado a integrar a equipa de Editores Seniores da revista IEEE Access.

A IEEE Access é uma revista internacional multidisciplinar, com revisão por pares, de acesso aberto, publicada pelo Instituto de Engenheiros Eletrotécnicos e Eletrónicos (IEEE). A revista posiciona-se no Quartil 1 (Q1), em todos os tópicos em que está indexada na Scimago, e comemorou, em 2023, os seus 10 anos de existência e de publicação de trabalhos de elevada qualidade e impacto. Orgulha-se especialmente do seu rápido ciclo de revisão por pares (em média, de quatro a seis semanas), que favorece a publicação rápida de resultados importantes e a sua visibilidade.

A nomeação de Editor Sénior representa um reconhecimento do trabalho de revisão e gestão de artigos do investigador para aquela revista (mais de 60 submissões em três anos), nomeadamente na qualidade de Editor Associado, função que ocupava desde setembro de 2020 e que continua a desempenhar, agora com menor intensidade.

De acordo com a página de apresentação de quem assume esta função, os Editores Sénior são membros IEEE da classe Fellow ou Sénior, altamente qualificados e experientes nos seus respetivos domínios, em termos de publicação técnica. Os Editores Seniores ajudam diretamente o Editor-Chefe, o Diretor de Redação e os Editores Associados na tomada de decisões que asseguram publicações da mais elevada qualidade, aderindo às políticas e procedimentos de publicação do IEEE. Ocasionalmente, um Editor Sénior pode ainda fazer parte de equipas de análise de questões éticas, nomeadamente de plágio.