Perto de um milhão de euros para reforço da mobilidade internacional na UBI

A academia aposta em 2023/2024 nos programas que permitem à comunidade académica um período de experiência internacional.

A Agência Nacional Erasmus+ atribuiu à Universidade da Beira Interior (UBI) 885.531,78€ para potenciar a mobilidade internacional junto de estudantes, docentes e funcionários.

O total do financiamento recebido através de projetos aprovados como o Erasmus+, Erasmus+ International Credit Mobility e a participação em consórcios (como Advanced Computing Consortium on HPC, HPDA, AI & HPV e Procultura+), que vão ser implementados no ano letivo de 2023/2024, ascende a perto de um milhão de euros. Desta forma, são beneficiados e capacitados diretamente estudantes dos vários ciclos de estudos e “staff” da instituição são criadas oportunidades de mobilidade internacional nos mais diversos países, dentro e fora da Europa.

A UBI reúne, ainda, apoios financeiros acrescidos na ordem dos 49 mil euros, permitindo aos estudantes com menos oportunidades possam beneficiar de mais um apoio financeiro para compensar as dificuldades socioeconómicas.

Ainda na vertente da mobilidade – Erasmus+ e de Cooperação Institucional –, mais de duas centenas de estudantes destes programas frequentarão a UBI, durante o 1.º semestre. Serão 219 estudantes de mobilidade internacional a frequentar os mais diversos ciclos de estudos nas cinco faculdades da UBI (Artes e Letras, Ciências, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Humanas e Engenharia).

Os estudantes são oriundos, maioritariamente, de Espanha, Brasil e Itália. No topo das escolhas estão os ciclos de estudos em Arquitetura, Ciências da Comunicação, Psicologia e Medicina.

As candidaturas ao programa Erasmus+ Estudos para o 2.º semestre do ano letivo 2023/2024 estão abertas até 31 de outubro.

Gabinete de Internacionalização e Cooperação