Prémio da Ordem dos Engenheiros para João Carlos Lanzinha

Trajeto do Docente da UBI reconhecido com Prémio Conselho Diretivo da Região Centro 2024.

João Carlos Lanzinha, docente da Universidade da Beira Interior (UBI), recebeu o Prémio Conselho Diretivo da Região Centro 2024, da Ordem dos Engenheiros. A distinção foi atribuída ao Professor do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura (DECA) pelo currículo de mérito excecional, nos domínios profissional, cultural e de relacionamento com a sociedade.

A entrega do Prémio, de periodicidade anual, decorreu no XXIV Encontro Regional do Engenheiro, organizado pela Ordem dos Engenheiros da Região Centro. O evento teve lugar no dia 25 de maio, na cidade do Fundão, e contou com a participação de, entre outros, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando Almeida Santos, e da presidente da Região Centro da OE, Isabel Lança.

João Carlos Lanzinha é, atualmente, Pró-Reitor para o Acompanhamento de Projetos Estratégicos e Institucionais, tendo já ocupado cargos no DECA e Faculdade de Engenharia da UBI. Doutorado em Engenharia Civil, é investigador do C-MADE – Centre of Materials and Civil Engineering for Sustainability e Coordenador do LABSED – Laboratório de Saúde na Edificação.

Tem tido um papel relevante na organização de eventos científicos de grande escala, de que é exemplo recente a presidência da Comissão Organizadora CIRMARE 2023 – VI Congresso Internacional na Recuperação, Manutenção e Restauração de Edifícios, com o tema “Resiliência e Adaptação de Edifícios e Cidades para as Mudanças Climáticas”, em dezembro de 2023, que juntou engenheiros de todo o mundo.