ProfJam sobe ao Palco da Anil na Semana Académica

O rapper português Mário Cotrim, mais conhecido por ProfJam, atuou no dia 3 de Maio no Pavilhão da Anil, no quarto dia da Semana Académica da cidade da Universidade da Beira Interior, promovida pela Associação Académica (AAUBI), que decorreu entre os dias 30 de Abril e 4 de Maio.

A última vez que o artista esteve presente em festas académicas na Covilhã foi na Receção ao Caloiro em 2022. O espetáculo da última sexta-feira teve a duração de 1 hora e 15 minutos, tendo terminado às 3h15. Durante a sua atuação, ProfJam presenteou o público com temas como “Malibu”, “Água de Coco”, “Dakar” e “Tou bem”.

Fotografia da AAUBI – Concerto do ProfJam na Semana Académica 2024

Leonor Amorim, estudante de Línguas e Humanidades do 12ºano, lamentou que as suas expectativas não tenham sido correspondidas: “Estava à espera de muito mais, sendo o ProfJam o artista que é, senti que ele podia fazer muito mais do que fez nesse dia”. Por outro lado, o estudante da Escola Superior de Educação (ESE) de Castelo Branco Francisco Painço, refere que o que mais gostou na performance foi do sistema de luzes e efeitos, além do excelente sistema de som.

Outros artistas também se destacaram durante a noite do dia 3 de Maio da Semana Académica. O grupo de hip hop e de jazz “Álcool Club”, que subiu ao palco depois da atuação do ProfJam, surpreendeu o público pela positiva. Francisco Painço, que nunca tinha assistido a nenhuma atuação deles ao vivo compartilhou a sua impressão: “Não os conhecia ao vivo, apenas tinha uma vaga ideia e achei que surpreenderam a maioria das pessoas pela positiva, pelos feedbacks que tive no concerto”.

Outro grupo também apreciado pelo público foram os “Putos da Vila”, que atuaram entre a 1h:00 e a 1h:45. Esta banda foi a vencedora do concurso de bandas de DJ’s das Tasquinhas no dia 4 de Abril, um evento organizado pela AAUBI, e é composta por jovens que interpretam temas de artistas como Queen, Xutos e Pontapés e António Variações.

A estudante de Psicologia Beatriz Monteiro, conta que “um dos grupos que mais me surpreendeu e, sem dúvida que pela positiva foram os ‘Putos da Vila’ pois era um grupo que eu não conhecia e que deu um show incrível ao cantar músicas que toda a gente gostava e sabia”.

Fotografia da AAUBI – Atuação dos “Putos da Vila” na Semana Académica 2024

Nessa mesma noite, a Encantatuna, a Tuna Académica Feminina da Universidade da Beira Interior, a C ´a Tuna aos Saltos, a Tuna Médica Feminina da Universidade da Beira e o DJ Slingshot também subiram ao palco do Pavilhão da Anil.

Os preços dos bilhetes diários de sexta-feira foram de 11 euros para sócios da Associação Académica, 13 euros para estudantes da UBI e 14 euros para não estudantes. No entanto, Leonor Amorim contesta o preço dos bilhetes considerando que “podiam ser mais baratos e acessíveis aos estudantes, visto que já temos várias despesas”.

Estiveram presentes centenas de pessoas durante os 5 dias da Semana Académica de 2024: “A adesão superou o esperado, considero que o evento correu bastante bem. Não obstante, faremos ainda uma análise profunda com toda a equipa para que possamos implementar melhorias já na próxima receção ao caloiro”, refere Camila Torgal, Vice Presidente para a política externa da AAUBI.

A Semana Académica teve início no dia 30 de Abril na Capela do Calvário com a tradicional Serenata, onde atuaram o Grupo de Fados D´Anto e o Dj Sergy e terminou no dia 4 de Maio. O Pavilhão da Anil foi o palco de outras atuações onde marcaram presença artistas como Sérgio Rossi, Favela Lacroix, Lon3r Johny e Kevú.