Programas Intensivos Mistos com impacto dentro e fora da UBI

A mais recente vertente do programa Erasmus+ abrangeu 91 estudantes na UBI durante o 2.º semestre.

Perto de uma centena de estudantes estiveram envolvidos na nova vertente do programa Erasmus+, designada Programas Intensivos Mistos, do inglês Blended Intensive Programmes (BIP). Os BIP resultam da introdução no programa Erasmus+ 2021-2027 da mobilidade mista para estudantes, docentes, investigadores e funcionários técnicos e administrativos do Ensino Superior.

No 2.º semestre do ano letivo 2022-2023, a mobilidade mista na UBI proporcionou experiência internacional a 46 estudantes das mais diversas áreas ligadas às Letras, Ciências Sociais e Engenharia, em diversas Universidades parceiras. No mesmo espaço de tempo, a UBI organizou dois BIP, nos quais acolheu 45 estudantes das áreas das Ciências Exatas e Ciências Sociais e Humanas.

Os programas curtos e intensivos, realizados entre cinco e 30 dias dentro do espaço Europeu, combinam a mobilidade física com uma componente virtual obrigatória, utilizam formas inovadoras de aprendizagem, ensino e formação baseados na investigação e na proposta de desafios e assentam, desde a sua criação, nos fundamentos da cooperação internacional.

Esta é uma das várias possibilidades de experiência internacional de que beneficia a comunidade académica da UBI.

Gabinete de Internacionalização e Cooperação