Projeto da UBI aprovado para o Programa Promove da Fundação “la Caixa”

A equipa de docentes e investigadores da UBI pretende desenvolver uma ferramenta capaz de detetar substâncias nocivas em habitações.

Uma equipa de investigadores e docentes da Universidade da Beira Interior (UBI) é uma das vencedoras do quinto concurso do Programa Promove, organizado pela Fundação “la Caixa”, em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). A iniciativa visa impulsionar o desenvolvimento das regiões do Interior de Portugal, através da promoção de projetos inovadores de Investigação e Desenvolvimento (I&D).

O projeto da UBI foca-se na investigação e desenvolvimento de um ecossistema de soluções baseadas no paradigma de IoT (Internet of Things), a ser aplicado em zonas rurais e remotas. O principal objetivo é proteger a saúde dos moradores dessas regiões, através da monitorização em tempo real, incluindo a deteção de níveis perigosos de monóxido e dióxido de carbono, gás radão e outras substâncias nocivas. Desta forma, pretende-se contribuir para a prevenção de doenças, como o cancro do pulmão.

Com início previsto para o final de 2023, terá a duração de três anos e receberá um investimento de cerca de 250 mil euros. O projeto-piloto será realizado em colaboração com os municípios do Fundão e de Pinhel, que disponibilizarão 20 casas em ambientes rurais e remotos para a implementação da monitorização proposta.

A equipa, multidisciplinar, é composta pelos docentes Bruno Silva, Nuno Pombo e Pedro Inácio (Departamento de Informática), Sandra Soares (Departamento de Física) e João Castro Gomes (Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura). Estes investigadores são, respetivamente, membros dos centros de investigação Instituto de Telecomunicações (IT-Covilhã), Centro de Materiais e Tecnologias da UBI (C-MADE) e Laboratório de Estudos dos Efeitos da Exposição ao Radônio (LabExpoRad).