Seis projetos da UBI aprovados pelo programa PROMOVE da Fundação “La Caixa” 2023

As investigações abrangem diversas áreas e vão beneficiar do financiamento da iniciativa que apoia ideias inovadoras para o Interior.

A Universidade da Beira Interior (UBI) viu aprovados seis projetos no âmbito da edição 2023 do Programa PROMOVE da Fundação “La Caixa”, cujos resultados oficiais foram recentemente divulgados, e os quais visam contribuir para a melhoria da vida das populações. As investigações abrangem áreas cruciais, que vão desde a monitorização da saúde e qualidade de vida de residentes e zonas rurais com recurso à tecnologia, até ao desenvolvimento de terapêuticas inovadoras, nos campos do AVC, cancro e HPV, entre outras.

A variedade das candidaturas aprovadas ilustra a qualidade da investigação desenvolvida na UBI e demonstra a capacidade de realização de estudos relevantes, com impacto na vida das populações do interior, em especial na área da saúde, tendo tido sucesso nas três categorias de projetos do Promove: Projetos de I&D Mobilizadores, Projetos-Piloto Inovadores e Ideias Inovadoras.

A UBI lidera o RuralTHINGS – Inteligência na Monitorização da Saúde e Bem Estar em Áreas Remotas com IoT (Projeto de I&D Mobilizador), coordenado pelo docente e investigador do Instituto de Telecomunicações – Covilhã, Bruno Silva. O projeto pretende criar um sistema tecnológico integrado, baseado numa rede de sensores IoT (Internet of Things), interoperáveis que permita a monitorização em tempo real das condições de vida e saúde dos moradores de áreas remotas.

No âmbito dos Projetos Piloto Inovadores, tem financiamento o REPAIR – Reparar e Recuperar no AVC isquémico: novas estratégias de terapia celular. Surge em parceria com a Universidade de Coimbra e integra, pela UBI, Graça Baltazar (CICS-UBI, Centro de Investigação em Ciências da Saúde da UBI) e Miguel Castelo Branco, investigador do CICS-UBI e em representação do Centro Académico Clínico das Beiras (CACB). Este projeto pretende conjugar esforços da Academia e Indústria para desenvolver uma estratégia terapêutica para tratamento de AVC isquémico na fase pós-aguda, baseada na administração de células estaminais mesenquimais ou substâncias ou produtos derivados.

A UBI viu ainda selecionados quatro projetos na tipologia de Ideias Inovadoras, pelo potencial de concretização que apresentam.

Fazem parte o SECRET – Secretoma de células estaminais como estratégia terapêutica para a asfixia perinatal, das estudantes do doutoramento em Biomedicina Inês Serrenho e Susana Ferreira, com mentoria de Graça Baltazar; o VITAE – Valorização dos resíduos VÍTícolas através da obtenção de moléculas AnticancErígenas, do estudante de doutoramento em Biomedicina Luís Braz, com mentoria de Ana Paula Duarte e Sílvia Socorro; o ONCOSENSING, da estudante de Doutoramento de Bioquímica Diana Gomes e João Silva, do 3.º Ciclo em Biomedicina, com mentoria de Ângela Sousa e Luís Passarinha; e o Zimbro4Skin – Aplicação de zimbro e subprodutos no tratamento do acne, que tem a participação de Bruno Pires (Mestrado em Bioquímica) como Investigador Principal, e Sofia Soares e Joana Gonçalves (alunas do Doutoramento de Biomedicina), com mentoria de Ângelo Luís e Eugénia Gallardo.