Será que a IA nos vai substituir?

Para discutir os avanços das tecnologias de inteligência artificial e a sua ligação ao jornalismo local, o LabCom organizou na passada segunda-feira, dia 20 de maio, a conferência internacional HiLocal, que decorreu na sala dos conselhos da Faculdade de Artes e Letras, da Universidade da Beira Interior.

O evento contou com duas palestras, uma mesa-redonda com a participação de vários intervenientes de universidades estrangeiras, caso da Universidade Federal de Santa Catarina, no Brasil, da Universidad Rey Juan Carlos, em Espanha, passando também por investigadores da universidade anfitriã, da Universidade do Minho e da Universidade Federal do Paraná. A abertura da sessão esteve a cargo de Anabela Gradim, coordenadora do LabCom, a Unidade de Investigação que acolheu a conferência, e do investigador Pedro Jerónimo, organizador do evento.

Jacques Mick, pró-reitor para a investigação da Universidade Federal de Santa Catarina, teve a seu cargo a primeira palestra, falando sobre as várias maneiras como a sua equipa de pesquisa conduziu estudos para saber “como é que as pessoas se informam e se repararam que a qualidade do jornalismo local está a descer devido à falta de pessoal para trabalhar”. Os desertos de notícias e o impacto da inteligência artificial nas redações estão também entre as preocupações de Jacques Mick.

Num segundo momento realizou-se uma mesa-redonda com doutorandos da Universidade da Beira Interior, da Universidade do Minho e da Universidade Federal do Paraná sobre o uso de Inteligência artificial nos diferentes conteúdos jornalísticos e sobre os desertos de notícias nos territórios mais despovoados.

Na terceira e última palestra, dada por duas professoras da universidade espanhola, foram abordados temas como o uso da Inteligência Artificial, questionando-se “se será possível eles virem a substituir a mão de obra humana no jornalismo”.

Pedro Jerónimo, organizador do evento explica que esta conferência surgiu por um feliz encontro, e que é um evento a repetir

Este evento antecede o das comemorações dos 25 anos da fundação da BOCC – Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, que se realizará na sexta feira, dia 24 de maio.