UBI abre novo concurso público para o Centro Interativo de Ciências

A obra destina-se a criar um espaço aberto à população e tem um valor base superior a meio milhão de euros.

A Universidade da Beira Interior (UBI) tem aberto um novo Concurso Público para a adjudicação da construção do Centro Interativo de Ciências (CIC-UBI). As propostas, que podem ser entregues até ao dia 2 de abril, destinam-se à criação de uma estrutura que visa tornar a UBI num ponto de referência, no que respeita à difusão das atividades científicas desenvolvidas nas áreas da Física, Química e Matemática.

O espaço resulta da ampliação da Faculdade de Ciências e vai servir como local de interação com um conjunto de Clubes de Ciência de escolas da região e agregar os clubes de Cientista Júnior – Science Junior Training Program – da UBI, permitindo ainda a realização de exposições itinerantes e de palestras.

Além do público em formação nos ensinos básico, secundário e universitário, o Centro Interativo estará de portas abertas com atividades dirigidas aos adultos de todas as idades e de qualquer zona do País. A estrutura da UBI visa, assim, despertar em todas as camadas da população o interesse pela Ciência, desde a formação académica à aprendizagem ao longo da vida.

O valor base da empreitada situa-se nos 536.473,50€, com prazo de execução de sete meses, para alcançar o objetivo da Universidade de colocar o novo Centro Interativo de Ciências à disposição da comunidade até ao final de 2024.

O novo concurso é o segundo procedimento aberto pela UBI no âmbito da instalação do CIC-UBI, depois do anterior não ter recebido propostas, tendo sido aumentado o valor base do concurso previsto para a execução da obra.

A construção do Centro Interativo de Ciências é uma das principais medidas previstas no programa UBImpulso, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ao abrigo do mecanismo NextGenerationEU da União Europeia.

Ainda nesta área, e visando avançar já com atividades atrativas para a população, aproveitando o conhecimento e equipamentos existentes no Departamento de Física da UBI, vai ser lançado um curso breve de Introdução à Astronomia. Enquadrado no programa UBImpulso Adultos, tem arranque previsto para os próximos meses e que fará uso de alguns dos instrumentos que vão equipar o futuro Centro, de que são exemplo os novos telescópios, adquiridos recentemente no âmbito deste projeto. Indispensáveis para a observação dos astros, estes equipamentos poderão ser utilizados pelos participantes desta nova formação.