UBI celebra 25 anos da Biblioteca Online de Ciências da Comunicação (BOCC)

Evento destaca a trajetória e impacto do repositório científico pioneiro

A Universidade da Beira Interior (UBI) celebrou, no dia 24 de maio, os 25 anos da Biblioteca Online de Ciências da Comunicação (BOCC), um repositório de trabalhos científicos pioneiro que reúne mais de 3500 textos de 1700 autores de diversos países. O evento, organizado pelo LabCom – Comunicação e Artes, decorreu na Sala dos Conselhos da Faculdade de Artes e Letras (FAL) e destacou a importância e o impacto da plataforma na comunidade académica e científica.

A comemoração contou com uma masterclass ministrada por António Fidalgo, fundador da BOCC, professor da FAL e antigo Reitor da UBI. Fidalgo falou sobre a história que precedeu a criação da BOCC, as suas próprias vivências que o inspiraram a fundar este repositório em maio de 1999. Destacou os desafios e as pequenas conquistas ao longo dos anos, enfatizando a importância da plataforma para a disseminação de conhecimento nas várias áreas das Ciências da Comunicação.

Os participantes também tiveram oportunidade de assistir a três painéis de discussão com investigadores nacionais e internacionais, moderados pelos docentes da FAL João Canavilhas, João Carlos Correia e Gisela Gonçalves. Nestes, foram abordados temas atuais e relevantes nas áreas de jornalismo, publicidade e marketing, relações-públicas, cibercultura e estudos dos media.

A conferência contou ainda com a presença de figuras importantes da UBI, como Sílvia Socorro, Vice-Reitora para a Investigação, Inovação e
Desenvolvimento; André Barata, Presidente da FAL; Anabela Gradim,
Coordenadora do LabCom; e Branco di Fátima, atual Coordenador da BOCC. Cada um deles destacou a relevância da BOCC para a comunidade académica e o papel crucial que ela desempenha na divulgação de pesquisas científicas.

Desde a sua criação, a BOCC tem sido uma ferramenta essencial para
aumentar a visibilidade e o impacto dos conteúdos de investigação produzidos na UBI. A plataforma é amplamente utilizada por  docentes, investigadores e estudantes, e oferece acesso gratuito a uma vasta gama de materiais, incluindo artigos científicos, capítulos de livros, ensaios, atas de congressos, teses de doutoramento e dissertações de mestrado.
A celebração dos 25 anos da BOCC foi um marco significativo para a UBI, reafirmando o compromisso da universidade com a promoção da pesquisa e da disseminação do conhecimento nas Ciências da Comunicação.