UBI com investimento superior a um milhão de euros para melhorar os processos de ensino e aprendizagem

A aposta na digitalização conta com o contributo do projeto PRR UBImpulso, Green and Sustainable Growth in a Digital World.

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a investir fortemente em equipamentos informáticos que visam potenciar a aprendizagem, contribuindo para o sucesso académico dos estudantes e para a melhoria das condições de trabalho dos docentes da instituição. O investimento na digitalização, a decorrer ao longo dos últimos meses, consiste na aposta crescente em aquisição de novos equipamentos e no reforço das estruturas existentes, e tem o contributo do projeto PRR UBImpulso, Green and Sustainable Growth in a Digital World.

Na sequência da instalação de um conjunto de ecrãs interativos, num investimento global de 175 mil euros, foram adquiridos cerca de 500 computadores, cujo valor ronda os 380 mil euros, com a finalidade de reequipar as salas de aula da UBI. A academia espera que estas novas ferramentas venham acrescentar melhorias na prática letiva, com efeitos positivos para alunos e professores. Estes equipamentos encontram-se, neste momento, em processo de instalação nos diferentes espaços da Universidade e poderão ser utilizados no início do próximo ano letivo.

Além da chegada destes novos computadores, foi recentemente adjudicado o Concurso Público Internacional relativo à atualização e reforço da rede sem fios no Campus Universitário. O reforço da capacidade da rede Wi-Fi, que tem um custo de cerca de 290 mil euros, permitirá aumentar a densidade e a velocidade das ligações dentro da Universidade, assegurando um melhor funcionamento das infraestruturas da instituição.

Outros investimentos em processo de avaliação de propostas são o Concurso Público Internacional que visa a aquisição de equipamentos essenciais para a criação de salas de computação, destinadas à implementação de novos cursos nas áreas STEAM na Faculdade de Engenharia e na Faculdade de Ciências da Saúde, o Concurso Público para o reforço do equipamento informático do Departamento de Artes e do Departamento de Física e o procedimento para a aquisição de servidores para o Departamento de Matemática. O investimento global nestas aquisições supera os 266 mil euros.

O próximo ano letivo trará novidades no que diz respeito ao reforço da oferta formativa nas áreas STEAM. Inteligência Artificial e Ciência de Dados, Engenharia Mecânica Computacional, Química Medicinal e Bioengenharia serão os novos cursos de 1.º ciclo para o ano letivo 2023/2024, aumentando, deste modo, o leque de formações oferecidas ao abrigo do programa PRR UBImpulso Jovens STEAM no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

O programa PRR UBImpulso, Green and Sustainable Growth in a Digital World pretende aumentar o interesse dos mais jovens pelas áreas STEAM e levar ao aumento do número de alunos a frequentar as formações oferecidas nestas áreas, apostando, para tal, num ensino de alta qualidade e com foco na digitalização. Pretende ainda responder às necessidades da população adulta através da criação de formações que permitam a atualização e a reconversão das suas competências. É financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência e tem um orçamento global próximo dos cinco milhões de euros.